SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MAPEAMENTO E REVISÃO DE PERIÓDICOS

Autoria de: Otto Alexandre Luz Silveira

Orientação de: Amanda Castro Oliveira

Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Fernanda Martins Ferreira

Palavras-chaves: Educação, Educação Matemática, Matemática Crítica, Educação Financeira, Justiça Social

Data da defesa: 11/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 18/12/2023

Data da publicação: 18/12/2023

Referência: Silveira, O. A. L. MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MAPEAMENTO E REVISÃO DE PERIÓDICOS. 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Nos dias de hoje, a discussão acerca da importância da Educação Matemática Financeira na sociedade e, inclusive, nas escolas, são pontos mais que importantes para que se conheça o conceito de boas práticas sociais e educação crítica. Dessa forma, o presente estudo buscou debater e apresentar as principais informações que permeiam o ensino de matemática financeira nas escolas de educação básica, bem como elencar as pesquisas feitas com esse mesmo objetivo. Através de pesquisa bibliográfica, dada a amplitude de discussão acerca do tema em questão e seu mapeamento, busca-se nos repositórios institucionais dos últimos 10 anos os periódicos que tratam de Matemática Financeira na Educação Básica, além de verificar se o tema em questão vem sendo amplamente discutido sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica e analisar as publicações que se enquadram na pesquisa a fim de definir quais subtópicos são relacionados como eixos orientadores para sua construção. Dessa forma, entre outras coisas, observa-se que apesar de discutido nos periódicos analisados, o tema matemática financeira é discutido juntamente à educação matemática crítica, mas que ainda de forma ínfima, o que pode impactar no seu afastamento da ótica preterida, para justiça social.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20232201610677

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Otto Alexandre Luz Silveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo