SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: PERCEPÇÕES DE PESSOAS QUE JÁ CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO SOBRE A MATEMÁTICA

Autoria de: Rodrigo Boffa Xavier

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Coorientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes

Segundo membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio

Palavras-chaves: Percepções, Educação, Matemática, Ensino Médio, Aprendizagem

Data da defesa: 14/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Xavier, R. B. PERCEPÇÕES DE PESSOAS QUE JÁ CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO SOBRE A MATEMÁTICA. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como principal objetivo ????????evidenciar as percepções de pessoas que já concluíram o ensino médio sobre a Matemática, as aulas de Matemática e a Matemática nas práticas sociais????????. Busca-se responder a seguinte questão de investigação ????????Que percepções pessoas, que já concluíram o ensino médio, têm sobre a Matemática, as aulas de Matemática e a Matemática nas práticas sociais? Elegeu-se os seguintes objetivos específicos 1. Conhecer as percepções dos sujeitos, que concluíram o ensino médio, sobre as aulas de Matemática e a Matemática. 2. Identificar os fatores que contribuíram ou limitaram as suas experiências com a Matemática na sala de aula. 3. Identificar como os sujeitos mobilizam os conhecimentos matemáticos no seu dia a dia. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, de forma virtual, com oito pessoas que atenderam ao seguinte critério ter concluído o Ensino Médio há no máximo 10 anos. Ao analisar os relatos dos entrevistados, observamos que uma relação de afetividade com os professores teve um impacto positivo na aprendizagem da Matemática para alguns participantes. Eles destacaram a importância de suas preferências individuais, alguns revelando uma afinidade natural pela Matemática, enquanto outros a encaravam como uma necessidade para alcançar objetivos pessoais e acadêmicos. Embora tenham enfrentado experiências desafiadoras, os desafios não impediram a busca pelo conhecimento, inclusive com abordagens autodidatas e colaborativas, com o objetivo de superá-los. Além disso, as experiências dos participantes com a Matemática não se limitaram ao ambiente escolar. Continuaram a aplicar conceitos matemáticos após a conclusão do ensino médio, com diferentes níveis de profundidade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20232201720508

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rodrigo Boffa Xavier e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo