SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: Uma proposta de ensino de Matemática com o Tangram para pessoas autistas

Autoria de: Thais Dias Botelho

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Palavras-chaves: Deficiência, Matemática, Metodologias, Tangram, Transtorno do Espectro Autista.

Data da defesa: 12/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 29/12/2023

Data da publicação: 29/12/2023

Referência: Botelho, T. D. Uma proposta de ensino de Matemática com o Tangram para pessoas autistas. 2023. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Neste trabalho com abordagem qualitativa tivemos por objetivos 1) Realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações que relacionam o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática de pessoas do Transtorno do Espectro Autista e 2) Realizar um levantamento bibliográfico das as teses e dissertações que utilizaram o Tangram no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática e 3) Analisar uma proposta didática com a utilização do Tangram. Buscamos possibilidades de adaptação eou formas de trabalho considerando os eixos de interesse e a discussão educacional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sobretudo, neste estudo demonstramos que o Tangram é uma metodologia com potencial de abranger diferentes eixos de interesse dos estudantes com TEA. Após a adaptação da sequência didática pedagógica foi possível verificar como a atividade pode contribuir para trabalhar diferentes habilidades podendo facilitar a compreensão de conceitos matemáticos por meio de suportes visuais e coordenação motora e oferecer opções de respostas múltiplas para acomodar diferentes estilos eixos de interesse de estudantes com TEA.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20232201820398

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thais Dias Botelho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo