SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: MULTIPLANO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA mapeamento das produções científicas

Autoria de: Ellen Thaise da Silva

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Palavras-chaves: Educação Básica, Educação Matemática, Multiplano, Mapeamento, Pessoa com Deficiência

Data da defesa: 04/01/2024

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 06/01/2024

Data da publicação: 06/01/2024

Referência: Silva, E. T. d. MULTIPLANO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA mapeamento das produções científicas. 2024. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Essa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica teve por objetivo ??realizar um mapeamento de trabalhos acadêmicos que abordam o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica utilizando o recurso pedagógico Multiplano??. Envolvendo todas e todos com deficiência, como pessoa surda, pessoa com deficiência intelectual, pessoa cega que são pessoas que aparecem no decorrer da pesquisa. A pesquisa será realizada na educação matemática, pós identificar pesquisas relacionadas ao tema procedemos ao fichamento que incluiu informações como título, autora e autor, orientadora e orientador, instituição, resumo, ano de defesa, palavras-chave, pessoas participantes da pesquisa, local, recursos utilizados, procedimentos metodológicos, instrumentos de produção de dados, conteúdos matemáticos discutidos, tipo de pesquisa e referências bibliográficas. A revisão dos estudos acadêmicos foi no período de 2002 a 2022.  Os resultados evidenciam que o Multiplano foi utilizado para abordar conceitos como geometria, funções, trigonometria, cálculos e equações com estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O Multiplano em si foi criado para atender um professor Rubens Ferronato (2002) quando ele teve dificuldade ao ensinar um estudante cego.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20232201911198

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ellen Thaise da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo