SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA EJA O CONTEÚDO DE FRAÇÕES PRESENTE EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autoria de: Lorena Helena Borges

Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio

Presidente da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, EJA, Frações, Educação Matemática, Currículo

Data da defesa: 29/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 15/12/2023

Data da publicação: 15/12/2023

Referência: Borges, L. H. CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA EJA O CONTEÚDO DE FRAÇÕES PRESENTE EM TESES E DISSERTAÇÕES. 2023. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem, como objetivo principal, evidenciar o que tem sido abordado sobre o ensino de frações na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa é uma pesquisa do tipo qualitativa e de caráter bibliográfico, conhecida como ??Estado do Conhecimento??, e, por meio dela, buscamos responder à questão de investigação ??O que trazem os trabalhos acadêmicos sobre o ensino de frações na EJA e como eles estão relacionados ao currículo de matemática???. Após realizar um levantamento das teses e dissertações publicadas no site de busca mencionado, encontramos 43 trabalhos, dos quais apenas 9 (compreendidos entre os anos de 2007 a 2022) abordavam o ensino de frações na modalidade EJA. Desses 9 trabalhos, identificamos a distribuição das pesquisas quanto ao nível (mestrado acadêmico, mestrado profissional ou doutorado), ao ano de publicação, à instituição e às regiões do Brasil em que se desenvolveram. Em seguida, apresentamos as informações encontradas nesses trabalhos em 6 tópicos objetivos dos trabalhos, conteúdos matemáticos trabalhados, embasamento metodológico nas pesquisas, habilidades e competências, materiais utilizados nas pesquisas, e sujeitos, local, anos e segmentos da EJA. Além disso, construímos uma tabela com as indicações mais atuais encontradas nos Documentos Federal e Estadual, apresentados nas seções 2.4 e 2.5, e que estão presentes nos 9 trabalhos. Por fim, apresentamos as conclusões finais. Esta pesquisa revelou a carência que o tema de frações tem, de ser trabalhado de maneira diversificada, visto que a maioria dos pesquisadores relataram que esse assunto é pouco compreendido pelos estudantes, os quais demonstraram dificuldades em entender esse conteúdo eou em associá-lo a situações e contextos diversos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20232202010172

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lorena Helena Borges e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo