SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: A MÚSICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autoria de: Douglas Jose Silva

Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio

Presidente da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: Ensino de matemática, Educação de Jovens e Adultos, Música, Recurso, Pedagógico.

Data da defesa: 29/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 15/12/2023

Data da publicação: 15/12/2023

Referência: Silva, D. J. A MÚSICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2023. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a música no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa se baseia na premissa de que a música pode ser um recurso para ajudar os estudantes da EJA a superar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem de matemática. O estudo aborda questões teóricas acerca do uso da música como recurso pedagógico ou como uma estratégia. Os resultados apontam várias possibilidades da música no ensino de matemática na EJA, contribuindo para a melhoria do desempenho e engajamento dos estudantes na disciplina. Percebe-se que a música pode ser uma importante aliada dos professores na busca por uma educação mais inclusiva e de qualidade para jovens e adultos que buscam retomar seus estudos. A pesquisa constituiu em buscas em livros e artigos para fundamentar a questão de investigação. Como fonte de se obter os materiais existentes acerca deste tema, foram pesquisadas teses e dissertações nos catálogos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para realizar essa pesquisa tomou-se como base a seguinte pergunta O que as pesquisas indicam sobre o uso da música como recurso didático ou uma estratégia de ensino nas aulas de matemática, no contexto da Educação de Jovens e Adultos?????. Por fim, apresentamos considerações acerca dos textos que foram selecionados após a busca e elencamos as principais contribuições encontradas. Este trabalho assume uma abordagem qualitativa e se enquadra no gênero de pesquisa Estado do Conhecimento. Seu propósito primordial é identificar e registrar informações relevantes que conduzam a uma reflexão crítica e à síntese da produção científica relacionada à utilização da música como recurso didático ou estratégia no contexto das aulas de matemática e na Educação de Jovens e Adultos. Foi possível perceber que a temática é pouco abordada e que carece de mais pesquisas na área para contribuir para essa relação no futuro.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20232202010713

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Douglas Jose Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo