SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: GEOMETRIA ESPACIAL exploração curricular de uma coleção de livros didáticos de matemática

Título alternativo: SPATIAL GEOMETRY Curricular exploration of a collection of mathematics textbooks

Autoria de: Tatiane Celestino

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Segundo membro da banca: Rosana Maria Mendes

Palavras-chaves: Geometria Espacia, Educação Matemática, Livro Didático, Ensino Fundamental, anos finais.

Data da defesa: 09/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 16/07/2025

Data da publicação: 16/07/2025

Referência: Celestino, T. GEOMETRIA ESPACIAL exploração curricular de uma coleção de livros didáticos de matemática. 2025. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Está é uma pesquisa de abordagem documental. O objetivo geral foi explorar a abordagem de Geometria Espacial em uma coleção de Livros Didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A coleção foi escolhida juntamente com a professora orientadora, por ser uma das coleções em uso em algumas escolas de uma cidade do sul de Minas Gerais. Como resultados, destaca-se que os objetos de conhecimentos indicados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram contemplados na coleção. Os conteúdos de Geometria Plana predominam em todos os anos do Ensino Fundamental ???????????????? anos finais, contudo, os conteúdos específicos de Geometria Espacial estão incluídos apenas no 6º e 9º anos, em um capítulo por volume, seguindo as indicações da BNCC. Considera-se como pontos fortes dos volumes explorados da coleção, a abordagem dos conteúdos específicos de Geometria Espacial as seções presentes nos capítulos (Atividades, Pense e responda e Retomando o que aprendeu) e as Orientações didáticas aos professores. Em contrapartida, alguns pontos observados precisam ser revistos, como a ausência de conteúdo específico de Geometria Espacial nos volumes do 7º e 8º anos e a não indicação, nos volumes dos alunos, do uso de materiais manipulativos, do desenho e de tecnologias.

Abstract: This is a documentary study. The overall objective was to explore the approach to Spatial Geometry in a collection of Mathematics Textbooks for the final years of Elementary School. The collection was chosen in collaboration with the supervising teacher, as it is one of the collections used in some schools in a city in southern Minas Gerais. As a result, it is noteworthy that the knowledge objects indicated in the National Common Curricular Base (BNCC) were included in the collection. Plane Geometry content predominates in all grades of Elementary School????????????????in the final years, however, specific Spatial Geometry content is included only in the 6th and 9th grades, in one chapter per volume, following the BNCC guidelines. The strengths of the volumes explored in the collection are the approach to specific Spatial Geometry content the sections within the chapters (Activities, Think and Respond, and Reviewing What Youve Learned), and the Teaching Guidelines for Teachers. On the other hand, some points observed need to be reviewed, such as the lack of specific Spatial Geometry content in the 7th and 8th grade volumes and the lack of indication, in the students volumes, of the use of manipulative materials, drawing, and technologies.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / matematica/index.php?dados=20251202011166

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tatiane Celestino e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo