Título: UM LEVANTAMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM TRÊS INSTITUIÇÕES PRISIONAIS
Autoria de: Rafael Leite Alves
Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio
Presidente da banca: Mario Henrique Andrade Claudio
Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira
Segundo membro da banca: Rosana Maria Mendes
Palavras-chaves: Levantamento, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, EJA, Sistema Prisional.
Data da defesa: 02/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 17/07/2025
Data da publicação: 17/07/2025
Referência: Alves, R. L. UM LEVANTAMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM TRÊS INSTITUIÇÕES PRISIONAIS. 2025. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal verificar o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições prisionais e evidenciá-las, quanto às suas formas de aplicação e ao valor pedagógico atribuído pelos docentes. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como um levantamento de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas com profissionais atuantes na EJA prisional. Os dados obtidos foram sistematizados em gráficos e analisados com base em categorias previamente definidas. Os resultados apontam que, embora o ambiente prisional imponha restrições, especialmente no que se refere à segurança, há o uso de tecnologias digitais, de maneira limitada. Projetores multimídia, computadores e calculadoras científicas são os recursos mais frequentemente utilizados, empregados principalmente como apoio à explicação de conteúdos e em atividades de revisão. Os profissionais participantes relataram percepções positivas sobre o uso desses recursos no processo de ensino-aprendizagem, destacando sua contribuição para a clareza dos conteúdos matemáticos e para o engajamento dos alunos. A ausência de ferramentadas digitais educativas e a presença restrita de dispositivos móveis pode indicar a necessidade de maior investimento em infraestrutura tecnológica. Conclui-se que, mesmo em um contexto de privação de liberdade, o uso de tecnologias digitais é possível e desejável, desde que haja políticas que conciliem segurança institucional e o acesso a esses meios educativos, favorecendo práticas de ensino mais inclusivas e significativas.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafael Leite Alves e Universidade Federal de Lavras
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