Título: O ESTADO DO CONHECIMENTO DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autoria de: Silvia Carvalho Bastos
Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio
Presidente da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio
Primeiro membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy Kleyton.godoy@ufla.br
Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Palavras-chaves: Estado do Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos, EJA, Educação Matemática, Tecnologia digital
Data da defesa: 07/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 22/07/2025
Data da publicação: 22/07/2025
Referência: Bastos, S. C. O ESTADO DO CONHECIMENTO DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2025. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar como as teses e dissertações brasileiras abordam o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter bibliográfico, a partir da análise de produções acadêmicas disponíveis nos catálogos da CAPES e da BDTD. O objetivo geral deste trabalho é identificar quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na EJA. Para isso, buscou-se mapear as ferramentas digitais adotadas por educadores, levantar informações sobre autoria, orientação, ano, programa, universidade e estado das produções acadêmicas analisadas, além de identificar os conteúdos matemáticos trabalhados nas experiências em que essas tecnologias foram empregadas. A escolha do tema está relacionada à vivência da autora como professora da EJA e à percepção de que as tecnologias digitais podem contribuir para tornar o ensino mais acessível, vinculado às realidades dos estudantes e sensível às suas necessidades educativas, especialmente em um contexto historicamente atravessado por processos de exclusão escolar. No recorte temporal entre 2018 e 2025, foram identificadas nove produções acadêmicas que tratam diretamente da inserção das tecnologias digitais no ensino da Matemática na EJA, com destaque para o uso de aplicativos móveis, plataformas digitais, podcasts, WhatsApp e softwares educativos. A análise dessas experiências revela propostas promissoras, mas também evidencia obstáculos importantes, como fragilidades na infraestrutura das escolas, limitações na formação docente e dificuldades na integração das tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática na EJA exige planejamento pedagógico intencional, atenção às especificidades do público jovem e adulto e o compromisso com práticas educativas que valorizem os saberes dos estudantes e promovam sua inclusão. Espera-se que este estudo contribua com reflexões e referências que apoiem o desenvolvimento de propostas pedagógicas mais contextualizadas e alinhadas às exigências do mundo contemporâneo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Silvia Carvalho Bastos e Universidade Federal de Lavras
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