Título: REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL UMA ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DA TEMÁTICA EM TESES E DISSERTAÇÕES DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autoria de: Guilherme Vitor Martins Pereira
Orientação de: Amanda Castro Oliveira
Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira
Primeiro membro da banca: Camila Simoes Rosa
Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Palavras-chaves: Educação Matemática, Lei 10.63903, Relações étnico-raciais, Matemática Africana, Educação Antirracista
Data da defesa: 26/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 17/07/2025
Data da publicação: 17/07/2025
Referência: Pereira, G. V. M. REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL UMA ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DA TEMÁTICA EM TESES E DISSERTAÇÕES DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2025. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A Lei 10.63903 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura da África e dos africanos no currículo do Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas das redes de ensino, todavia, estudando esse mesmo currículo, percebemos uma carência do ensino desses conteúdos nas escolas brasileiras, mais especificamente na área das ciências. O trabalho analisa a abordagem da temática étnico racial em teses e dissertações de Educação Matemática, com foco na representatividade Afro brasileira após a Lei citada. Utilizando a metodologia do estado do conhecimento, a pesquisa identifica produções que conectam saberes matemáticos africanos a práticas pedagógicas. Os resultados destacam desafios na implementação da lei, devido ao currículo eurocêntrico e ao epistemicídio, mas mostram avanços em propostas didáticas, como a utilização de jogos africanos no ensino da matemática e o estudo das histórias e culturas que contextualizam o desenvolvimento da matemática. A analise aponta para a necessidade de formação docente voltada à valorização da diversidade cultural e para a construção de uma Educação Matemática antirracista.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme Vitor Martins Pereira e Universidade Federal de Lavras
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