SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Medicina Veterinária

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ??JÚLIO DE MESQUITA FILHO?? ?? FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIA (FCAV), NA ÁREA DE CLÍNICA MÉDICA, CIRÚRGICA E PATOLOGIA DE ANIMAIS SELVAGENS

Autoria de: Karine de Fatima Ferreira

Orientação de: Antonio Carlos Cunha Lacreta Junior

Presidente da banca: Antônio Carlos Cunha Lacreta Junior

Primeiro membro da banca: Samantha Mesquita Favoretto

Segundo membro da banca: Heloisa Coppini de Lima

Palavras-chaves: Trabalho de conclusão de curso, Hemangiossarcoma, Disbiose, Estágio supervisionado, Animais selvagens

Data da defesa: 25/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2019

Referência: Ferreira, K. d. F. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ??JÚLIO DE MESQUITA FILHO?? ?? FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIA (FCAV), NA ÁREA DE CLÍNICA MÉDICA, CIRÚRGICA E PATOLOGIA DE ANIMAIS SELVAGENS. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O estágio supervisionado (PRG107) é uma disciplina obrigatória realizada no último período do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras, sendo necessária aprovação nas demais disciplinas do curso. Com um total de 408 horas práticas e 68 horas teóricas, o discente escolhe o local de estágio de acordo com a área de interesse. O estágio foi realizado na Universidade Estadual Paulista ??Júlio de Mesquita Filho?? ?? Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, no município de Jaboticabal ?? São Paulo, na área de clínica, cirurgia e patologia de animais selvagens, com início em 01 de agosto de 2019 e término em 15 de outubro de 2019. Durante este período foram acompanhados 102 casos no Serviço de Medicina de Animais Selvagens, sendo 60 referentes à clínica médica e 42 à clínica cirúrgica, divididos entre répteis, mamíferos e aves. Acompanhou-se também a rotina do Serviço de Patologia de Animais Selvagens realizando atividades como necropsia e processamento de material para histopatologia. Este relatório descreve a estrutura física do ambiente de estágio, as atividades desenvolvidas, a casuística acompanhada e o relato de dois casos Hemangiossarcoma em Puma yagouaroundi e disbiose em Cavia porcellus. A oportunidade de realizar o estágio em uma renomada instituição foi essencial para colocar em prática os ensinamentos adquiridos no curso, além do acompanhamento de diferentes condutas dos médicos veterinários, contribuindo para a formação profissional.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
medicina_veterinaria/20192201410243

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44320

Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karine de Fatima Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo