SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Medicina Veterinária

Título: Relatório de estágio supervisionado realizado na Fazenda São João (True Type), em Inhaúma-MG, e na empresa Alta Genetics do Brasil Ltda., em Uberaba-MG.

Autoria de: Bruna Conrado Nunes Santos

Orientação de: Geraldo Marcio da Costa

Presidente da banca: Geraldo Márcio da Costa

Primeiro membro da banca: Ana Paula Castro Santos

Segundo membro da banca: Miguel Pizzolante Bottino

Palavras-chaves: fazenda, leite, central, touros, sêmen.

Data da defesa: 28/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 03/12/2019

Data da publicação: 03/12/2019

Referência: Santos, B. C. N. Relatório de estágio supervisionado realizado na Fazenda São João (True Type), em Inhaúma-MG, e na empresa Alta Genetics do Brasil Ltda., em Uberaba-MG.. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O estágio curricular obrigatório foi realizado em dois locais, ambos serão descritos no presente trabalho e foram orientados pelo professor Geraldo Marcio da Costa. A primeira parte do estágio supervisionado foi realizada na Fazenda São João (True Type), que possui sede próximo à cidade de Inhaúma em Minas Gerais. A fazenda atua no ramo de produção de leite, com uma produção média de 40.000 litros de leite por dia e cerca de 1.400 vacas em lactação. Grande parte do rebanho da propriedade é formado por animais da raça Holandesa, mas também possui animais das raças Girolando e Jersolando. Na propriedade, utiliza-se o sistema de confinamento das fêmeas leiteiras, sendo utilizado o sistema de ??Free-stall?? para vacas de média e baixa produção leiteira, e o ??Cross ventilation??, para os animais de alta produção, novilhas e vacas no pré-parto e no pós-parto. As atividades realizadas neste estágio englobam o acompanhamento da rotina de todos os setores presentes em uma propriedade leiteira, desde cuidados com bezerras recém-nascidas ao manejo reprodutivo das fêmeas leiteiras. A segunda parte do estágio foi realizada na empresa Alta Genetics do Brasil Ltda. que possui sede na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Atua na área de coleta, produção e comercialização de sêmen bovino, além de comercialização de colostro bovino em pó. A Central possui cerca de 310 touros, dos quais, aproximadamente, 230 estão em coleta. Os animais ficam em piquetes individuais com cerca de 1.200 metros quadrados, com baias e sombreamento natural, água disponível à vontade e alimentação balanceada duas vezes ao dia. Os animais são coletados de duas a três vezes por semana, a grande maioria das coletas é feita com o uso de vacas como manequins e vagina artificial e aqueles touros que, por algum motivo, não é possível coletar com a vagina artificial são coletados com eletroejaculador uma vez por semana, procedimento realizado por um médico veterinário. O estágio foi realizado na parte de coleta e produção de sêmen, com acompanhamento da rotina do laboratório onde são produzidas, em média, vinte mil doses de sêmen diariamente, comercializadas pela empresa.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
medicina_veterinaria/20192201510289

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44319

Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruna Conrado Nunes Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo