SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Medicina Veterinária

Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA EMPRESA OURO FINO AGRONEGÓCIO LTDA.

Autoria de: Marcela Aparecida Copati da Silva

Orientação de: Angelica Terezinha Barth Wouters

Presidente da banca: Angelica Terezinha Barth Wouters

Primeiro membro da banca: Miller Pereira Palhão

Segundo membro da banca: Marcos Felipe de Oliveira

Palavras-chaves: Inseminação Artificial em Tempo Fixo, Reprodução animal, Bovinocultura, Indústria Farmacêutica Veterinária, TCC

Data da defesa: 28/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 02/05/2022

Data da publicação: 02/05/2022

Referência: Silva, M. A. C. d. RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA EMPRESA OURO FINO AGRONEGÓCIO LTDA.. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O estágio supervisionado, lotado na disciplina PRG107, é parte imprescindível para a conclusão do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Foi realizado na empresa Ouro Fino Agronegócio Ltda., localizada em CravinhosSP, no período de 19072021 a 31122021, sob supervisão do Médico Veterinário Marcus Antônio Martins Buso e orientação da professora Dra. Angelica Terezinha Barth Wouters, totalizando 928 horas. Durante o período do estágio foram acompanhadas atividades nas áreas de farmacologia veterinária e biotécnicas reprodutivas aplicadas à espécie bovina, com ênfase em Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), além de atividades relativas à atuação do Médico Veterinário como consultor comercial e práticas rotineiras no manejo de bovinos. O presente trabalho objetiva relatar as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado, assim como discutir os aspectos técnicos relacionados a IATF, com base na literatura científica. A IATF surgiu a partir do entendimento da fisiologia do ciclo estral bovino e representou um grande avanço na reprodução animal, possibilitando a inseminação de um grande número de fêmeas no momento mais apropriado a técnicos e produtores, por meio da aplicação de protocolos hormonais de indução e sincronização da ovulação, tornando desnecessária a observação de cios. É certo afirmar que a mão de obra das propriedades necessita ser frequentemente aprimorada para a melhor execução da técnica. A realização do estágio corroborou os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da graduação, além de possibilitar novas perspectivas de atuação profissional, como também permitiu a ampliação das relações pessoais, indispensáveis para o desenvolvimento pessoal e profissional.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
medicina_veterinaria/20212201611045

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54682

Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcela Aparecida Copati da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo