SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Medicina Veterinária

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NAS ÁREAS DE REGISTRO GENEALÓGICO, MANEJO, TREINAMENTO E CLÍNICA DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR

Autoria de: Thiago Arantes Junqueira Meirelles

Orientação de: Raquel Silva de Moura

Presidente da banca: Raquel Silva de Moura

Primeiro membro da banca: Francisco Duque de Mesquita Neto

Segundo membro da banca: Kate Moura da Costa Barcelos

Palavras-chaves: Equideocultura, seleção, manejo, nutrição, clínica médica

Data da defesa: 16/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Meirelles, T. A. J. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NAS ÁREAS DE REGISTRO GENEALÓGICO, MANEJO, TREINAMENTO E CLÍNICA DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR. 2022. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A equideocultura é um dos setores econômicos de constante expansão no Brasil, sendo o Mangalarga Marchador, cavalo de sela de origem Sul Mineira, a raça de maior expressão,seja em número de animais e criadores. O estágio curricular obrigatório é a última etapa do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Além de ser parte das exigências da disciplina PRG-107 (Estágio Supervisionado), é fundamental para aperfeiçoamento prático dos conhecimentos obtidos durante a faculdade. O estágio foi realizado em duas etapas, sendo a primeira acompanhando o dia a dia de um técnico de registro genealógico credenciado pela ABCCMM ( Associação Brasileira dos Criadores do Mangalarga Marchador) na região de Cruzília ?? MG e arredores, atuando nas áreas de melhoramento genético e nutrição. Foram visitadas 23 propriedades durante o período de 21 de junho a 08 de julho de 2022, totalizando cento e doze horas. Nesse período foi possível acompanhar e auxiliar no registro de 258 animais, e aperfeiçoar os conhecimentos a respeito da raça, principalmente em relação a avaliação zootécnica e seleção. A segunda parte foi realizada no Haras Zel, situado em Ouro Fino ?? MG, no período de 11 de julho a 31 de agosto de 2022, totalizando trezentas e quatro horas, com atuação na área de clínica médica de equinos. Durante o período de estágio foi possível acompanhar e auxiliar o tratamento de 9 casos de lacerações cutaneas, 1 caso de tendinite, 2 cólicas, 5 dermatites fúngicas e 2 abcessos sub-soleares, além de realizar a aplicação de medicamentos por via oral, intramuscular e intravenosa, vacinação e vermifugação em massa da tropa. Foi possível colocar em prática e aperfeiçoar os conhecimentos relativos à área de atuação clínica do médico veterinário.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
medicina_veterinaria/20221201710741

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thiago Arantes Junqueira Meirelles e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo