SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Medicina Veterinária

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NO SETOR DE PRODUÇÃO DE EMBRIÕES BOVINOS DA EMPRESA ZEBUEMBRYO AGROPECUÁRIA S. A.

Título alternativo: SUPERVISED INTERNSHIP PERFORMED IN ZEBUEMBRYO AGROPECUÁRIA S. A. BOVINE EMBRYO PRODUCTION CENTER

Autoria de: Vinícius Souza Vieira Dutra

Orientação de: Miller Pereira Palhao

Presidente da banca: Miller Pereira Palhão

Primeiro membro da banca: Bárbara Azevedo Pereira Torres

Segundo membro da banca: Letícia Rodrigues Faria

Palavras-chaves: bovino, pive, fiv, opu, blastocisto

Data da defesa: 21/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 27/07/2023

Data da publicação: 27/07/2023

Referência: Dutra, V. S. V. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NO SETOR DE PRODUÇÃO DE EMBRIÕES BOVINOS DA EMPRESA ZEBUEMBRYO AGROPECUÁRIA S. A.. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este relatório detalha as atividades realizadas na disciplina Estágio Supervisionado (PRG 107), do último período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. O estágio foi realizado no período de 01 de maio a 14 de julho de 2023, com um total de 440 horas na empresa Zebuembryo Agropecuária S. A., no município de Uberaba, Minas Gerais, sob supervisão da Zootecnista Natália Rodrigues Salomão e orientação do professor Dr. Miller Pereira Palhão. O estágio consistiu no acompanhamento de atividades no laboratório de produção in vitro de embriões bovinos, nos procedimentos de maturação, fertilização, cultivo, envase e congelação de 4226 oócitos viáveis que geraram 1283 embriões em fase de blastocisto. Além disso, foi realizado também o acompanhamento de veterinários prestadores de serviço para a empresa em manejos de animais alojados na central de doadoras e propriedades de clientes durante exames para monitoramento de doenças de interesse, e em 43 sessões de aspiração folicular, durante as quais foram aspiradas 228 doadoras das raças Brahman, Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Pintado e Sindi. O relatório conta também com a análise de dados de produção de embriões compilados entre os meses de abril de 2022 a junho de 2023, os oócitos foram coletados em 141 sessões de aspiração, que totalizaram 1195 doadoras Nelore e Gir submetidas à OPU. A avaliação teve objetivo de observar interações entre o percentual de produção de blastocistos das raças avaliadas com os diferentes meses e anos e ainda comparar a eficiência de produção de embriões quando os oócitos de doadoras Gir eram inseminados com sêmen Gir ou holandês, gerando embriões Gir ou Girolando. Como resultado, foi observado que em meses de melhor oferta de forragem as doadoras da raça Nelore apresentaram melhor produção, já as Gir apresentaram valores mais constantes de produção em meses mais frescos. Entre os anos de produção, mudanças de manejo nutricional representaram melhor produção no segundo ano avaliado paras as doadoras Gir. Ao comparar as raças das doadoras, Nelore apresentou maior produção que Gir, entretanto, a produção de embriões Girolando foi semelhante à da raça de corte.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
medicina_veterinaria/20231201810225

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vinícius Souza Vieira Dutra e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo