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Título: ASPECTOS ALIMENTARES, NUTRICIONAIS E SEDENTARISMO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19 UMA REVISÃO NARRATIVA

Título alternativo: FOOD AND NUTRICIONAL ASPECTS AND CHILDHOOD SEDENTARISM IN TIMES OF COVID-19 A NARRATIVE REVIEW

Autoria de: Julia de Padua Silva Leonardo

Orientação de: Lilian Goncalves Teixeira

Coorientação de: João Paulo Lima de Oliveira

Presidente da banca: Lílian Gonçalves Teixeira

Primeiro membro da banca: João Paulo Lima de Oliveira

Segundo membro da banca: Sarah Leão Fiorini de Aguiar

Terceiro membro da banca: Suzanny Ferreira de Assis

Palavras-chaves: alimentação infantil, desenvolvimento infantil, lockdown, consumo alimentar, isolamento

Data da defesa: 27/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 01/12/2025

Data da publicação: 01/12/2025

Referência: Leonardo, J. d. P. S. ASPECTOS ALIMENTARES, NUTRICIONAIS E SEDENTARISMO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19 UMA REVISÃO NARRATIVA. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A pandemia de COVID-19, declarada em março de 2020, impôs medidas de isolamento social que alteraram a rotina das crianças, incluindo a suspensão das aulas presenciais e aumento do tempo de exposição a telas. Tais mudanças podem afetar o desenvolvimento biopsicossocial e os hábitos alimentares das crianças. Portanto, tem-se como objetivo investigar a relação entre o isolamento decorrente da pandemia da COVID-19 e o os aspectos alimentares, nutricionais e sedentarismo infantil. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura científica, utilizando bases de dados como SciELO, Scopus e Lilacs, com palavras-chave e operadores booleanos ((food consumption OR dietary habits) AND (children OR preschoolar) AND Covid). Apesar de em alguns locais ter havido maior consumo de frutas, verduras e legumes, aumento das refeições em família e participação das crianças na cozinha, de forma predominante, houve aumento na frequência do consumo de lancheas, ultraprocessasos e no sedentarismo. Contudo, os principais fatores determinantes foram condições socioeconômicas, presença ou não de políticas de educação alimentar e nutricional e saúde mental das crianças e responsáveis.

Abstract: The COVID-19 pandemic, declared in March 2020, imposed social isolation measures that altered childrens routines, including the suspension of in-person classes and increased screen time. These changes can affect childrens biopsychosocial development and eating habits. Therefore, this study aims to investigate the relationship between isolation resulting from the COVID-19 pandemic and dietary, nutritional, and sedentary aspects in children. To this end, a narrative review of the scientific literature was conducted using databases such as SciELO, Scopus, and Lilacs, with keywords and Boolean operators (food consumption OR dietary habits) AND (children OR preschooler) AND Covid). Although some locations showed increased consumption of fruits, vegetables, and legumes, increased family meals, and childrens participation in cooking, predominantly there was an increase in the frequency of snack consumption, ultra-processed foods, and sedentary behavior. However, the main determining factors were socioeconomic conditions, the presence or absence of food and nutrition education policies, and the mental health of children and caregivers.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20252202211086

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia de Padua Silva Leonardo e Universidade Federal de Lavras

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