SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Á LUZ DA FENOMENOLOGIA DA VIDA

Autoria de: Suzane Aparecida de Jesus Seabra

Orientação de: Vanderlei Barbosa

Presidente da banca: Vanderlei Barbosa

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Carlos Betlinski

Palavras-chaves: Michel Henry, Fenomenologia, Vida, Filosofia, Educação

Data da defesa: 17/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Seabra, S. A. d. J. A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Á LUZ DA FENOMENOLOGIA DA VIDA. 2019. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente ensaio tem como objetivo analisar a vida e a obra do filósofo francês Michel Henry (1922-2002), tendo como foco a fenomenologia da vida e sua relação com o âmbito educacional. A questão que acompanhará nossa reflexão é colocada daseguinte forma como a fenomenologia da vida pode contribuir com a Filosofia da Educação quando pensamos nos processos de formação cultural, humana e docente?O procedimento metodológico será basicamente de caráter bibliográfico, analisando de forma geral alguns estudos referentes às as ideias do filósofo em várias perspectivas como a psicanálise, a saúde e arquitetura e de modo particular a obra de Michel Henry que será o referencial teórico onde buscaremos ancorar nossas ideias sobre a temática. Como resultado da pesquisa, o propósito é pensar a perspectiva da educação em sentido amplo e de modo específico à filosofia da educação à luz do pensamento de Michel Henry.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201510664

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44047

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Suzane Aparecida de Jesus Seabra e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo