SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: FOTOGRAFIA, ESTÉTICA E AMBIENTE ESCOLAR

Autoria de: Pamela Aparecida Simao Andre

Orientação de: Carlos Betlinski

Presidente da banca: Carlos Betlinski

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Vanderlei Barbosa

Palavras-chaves: Fotografia, Educação, Estética, Ambiente Escolar, Aprendizagem

Data da defesa: 17/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 28/06/2019

Data da publicação: 28/06/2019

Referência: Andre, P. A. S. FOTOGRAFIA, ESTÉTICA E AMBIENTE ESCOLAR. 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A aprendizagem escolar é permeada por diversos fatores que podem favorecê-la ou prejudicá-la. A forma como os ambientes da instituição escolar se apresentam é fator determinante na construção de significados que a mesma trará para aqueles que a frequentam. O presente estudo buscou interpretar por meio de registros fotográficos, quais são os elementosvalores estéticos presentes em uma escola da rede municipal de ensino de Lavras. Foi realizada a seleção de uma instituição escolar da cidade de Lavras, onde após um período de observação foram feitos registros fotográficos de elementos que, no âmbito desta pesquisa, são considerados como elementos estéticos. A análise das fotografias tem como objetivo tornar possível uma compreensão de quais elementos são capazes de potencializar uma melhor educação e como a organização da escola pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem. A fotografia como instrumento de coleta de dados foi utilizada como fonte primária de informações, pois a partir da análise das imagens foi possível construir hipóteses para a pesquisa, sendo assim a pesquisa tem caráter exploratório quanto a seus objetivos e procedimentalmente é bibliográfica com apoio em dados empíricos de campo, a partir da interação entre pesquisador e objeto de pesquisa. O referencial teórico se baseia em autores que versam sobre fotografia e estética, e a relação da última com a aprendizagem. O objetivo é de modo geral, compreender qual a relação existente entre elementos estéticos observados em fotografias dos ambientes escolares e a aprendizagem, e de maneira especifica identificar a existência destes elementosvalores estéticos e relacioná-los com os processos de aprendizagem. Com esta pesquisa foi possível identificar os elementos estéticos no ambiente escolar e sua relevância nos processos de ensino e aprendizagem.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201510667

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43988

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pamela Aparecida Simao Andre e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo