SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autoria de: Fabiane Moitinho Vilarinho Mendes

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Elaine das Graças Frade

Palavras-chaves: Intervenção Pedagógica, Alfabetização, Psicologia Histórico-Cultural, Mediação, Desenvolvimento Cognitivo

Data da defesa: 31/05/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Mendes, F. M. V. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL . 2019. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A pesquisa visou investigar as contribuições dos pressupostos da psicologia histórico-cultural para a superação de dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização, e verificar a eficiência da intervenção pedagógica sob este viés teórico, para que os educandos alcancem as transformações psíquicas necessárias à superação das suas dificuldades no domínio da linguagem escrita. A pesquisa pautou-se na psicologia histórico-cultural e como principais referenciais teóricos, os psicólogos soviéticos Vigotsky, Luria e Leontiev - que conceituam a escrita como uma ferramenta cultural sistemática, crucial para que o psiquismo humano se desenvolva integralmente, dado que é através dela que os sujeitos alcançam as estruturas sintáticas de forma completa. Sendo essa forma de linguagem ampla e complexa, estes autores nos fazem tornar nossos olhares mais atentos ao engano de compreender que a escrita seja apenas um hábito de coordenação motora fina que se aprende através das repetições constantes das letras, números e desenhos. Optamos pela proposta metodológica de intervenção pedagógica, desenvolvendo todo um trabalho pensado a partir dos níveis de desenvolvimento dos sujeitos que obteve resultados significativos frente aos saltos no desenvolvimento cognitivo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201510670

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43748

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabiane Moitinho Vilarinho Mendes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo