SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO.

Título alternativo: THE SUPERVISED CURRICULAR STAGE AND DIDACTICS IN THE REFLECTIVE TEACHERS TRAINING.

Autoria de: Aline Iracy Rodrigues Silva

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Vanderlei Barbosa

Segundo membro da banca: Helena Maria Ferreira

Palavras-chaves: Professor Reflexivo, Didática, Estágio Supervisionado, Formação Inicial, Educação

Data da defesa: 25/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Silva, A. I. R. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO. . 2019. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado e da Didática na busca pela formação do professor reflexivo. Para tanto, esta pesquisa de cunho qualitativo está organizada em duas etapas a primeira refere-se ao levantamento bibliográfico acerca do tema considerando o banco de periódicos da Capes (últimos três anos), a fim de aprender o que sinalizam as pesquisas acerca do tema em tela a segunda centra-se na pesquisa participante, a partir da vivência de uma aluna do Curso de Pedagogia de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais, e os modos de apropriação dos conhecimentos didáticos para a compreensão dos fenômenos encontrados na ocasião do estágio. Os estudos correlatados apontam que a ideia de formação do professor reflexivo não é recente, mas que a sua efetivação no contexto da formação inicial é tímida. As atividades que tenham como base a pesquisa podem favorecer a formação do professor reflexivo, capaz de analisar o contexto escolar e a profissão docente de forma mais crítica, para se apropriar e recriar os conhecimentos profissionais, bem como de construir novos conceitos. Temos evidências de que o Estágio Curricular Supervisionado é um instrumento importante para a constituição da profissionalidade docente e que ao pesquisar e levantar possibilidades de encaminhamento sobre as questões específicas do Estágio são consolidadas as aprendizagens de futuros profissionais em educação. O estágio, realizado de forma consciente, muda as concepções de estudantes no percurso da graduação, desenvolvendo uma postura reflexiva. A Didática contribui por ser um instrumento usado pela pedagogia no intuito de orientar as atividades educativas. Palavras-chave Professor Reflexivo Didática Estágio Supervisionado.

Abstract: This research aims to investigate the contributions of the Supervised Curriculum and Didactics in the search for the formation of the reflective teacher. To do so, this qualitative research is organized in two stages the first one refers to the bibliographical survey about the subject considering the periodicals database of Capes (last three years), in order to learn what signals the researches about the theme on screen the second focuses on the participant research, from the experience of a student of the Pedagogy Course of a Federal University of the South of Minas Gerais, and the ways of appropriating didactic knowledge for the understanding of the phenomena found at the time of the internship. The correlated studies indicate that the idea of reflective teacher formation is not recent, but that its effectiveness in the context of initial formation is timid. The research-based activities may favor the formation of the reflective teacher, capable of analyzing the school context and the teaching profession more critically, to appropriate and recreate professional knowledge, as well as to construct new concepts. We have evidences that the Supervised Curricular Internship is an important instrument for the constitution of teaching professionalism and that when researching and raising possibilities of referral on the specific issues of the Internship, the learning of future professionals in education is consolidated. The stage, realized in a conscious way, changes the conceptions of students in the course of the graduation, developing a reflexive posture. Didactics contributes by being an instrument used by the pedagogy in order to guide the educational activities. Keywords Reflexive Professor Didactics Supervised internship.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201510672

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43624

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Iracy Rodrigues Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo