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Título: PERIODIZAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A PSICOSOGIA HISTÓRICO-CUSTURASDO PRIMEIRO ANO DE VIDA À IDADE PRÉ-ESCOLAR

Título alternativo: CHILD PERIODIZATION ACCORDING TO HISTORICAL PSYCHOSOGY- CUSTURAS FROM THE FIRST YEAR OF LIFE TO THE PRE-SCHOOL AGE

Autoria de: Jessica Scarleth Santos Silva

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmem Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Ellen Maria Alcântra Laudares

Terceiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Criança, Desenvolvimento, Periodização, Psiquismo Infantil, Psicologia Histórico-Cultural

Data da defesa: 08/07/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 12/07/2019

Data da publicação: 12/07/2019

Referência: Silva, J. S. S. PERIODIZAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A PSICOSOGIA HISTÓRICO-CUSTURASDO PRIMEIRO ANO DE VIDA À IDADE PRÉ-ESCOLAR. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica a qual aborda a teoria da periodização nos primeiros anos de vida da criança segundo a psicologia histórico-cultural, com o objetivo de analisar e entrelaçar duas obras de grande referência. Para esta teoria, o processo de desenvolvimento do psiquismo infantil, pode ser determinado pelos chamados ????saltos qualitativos????, que são as mudanças alcançadas pela relação criança e mundo, transformando a estrutura do psiquismo de acordo com a realidade vivida e mudando a forma com que a criança lida com o presente. Ao longo deste processo, as transformações constroem-se de forma gradual por meio do contato com a cultura, gerando, assim, saltos qualitativos que promovem novos alcances na inteligibilidade do real. A presente pesquisa abordou os diferentes períodos, suas atividades guia, suas crises e suas relações no desenvolvimento da criança no primeiro ano na primeira infância e na Idade pré-escolar.

Abstract: This work consists of a bibliographical research that approaches the theory of periodization in the first years of the childs life according to historical-cultural psychology, with the objective of analyzing and interlacing two works of great reference. For this theory, the process of development of the child psychism can be determined by the so-called qualitative leaps, which are the changes achieved by the relationship between child and world, transforming the structure of the psyche according to the lived reality and changing the way in which the child handles the gift. Throughout this process, the transformations are gradually constructed through contact with the culture, generating, thus, qualitative leaps that promote new reaches in the intelligibility of the real. The present study approached the different periods, their guide activities, their crises and their relationships in the development of the child in the first year early childhood and pre-school age

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201510673

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44095

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jessica Scarleth Santos Silva e Universidade Federal de Lavras

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