SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O TRABALHO DA EQUOTERAPIA COM CRIANÇAS AUTISTAS E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autoria de: Ligia Marlene Barbosa

Orientação de: Elaine das Gracas Frade

Presidente da banca: Elaine das Graças Frade

Primeiro membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: AUTISMO, ENSINO APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS), INCLUSÃO, METODOLOGIA

Data da defesa: 18/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Barbosa, L. M. O TRABALHO DA EQUOTERAPIA COM CRIANÇAS AUTISTAS E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Esta pesquisa tem como tema o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o uso da equoterapia como tratamento complementar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, evidenciando os reais benefícios que a equoterapia traz as crianças na visão das professoras da educação básica. A pesquisa foi realizada em escolas que atendem crianças que apresentam o Transtorno Espectro Autista (TEA). Tem-se a intenção de conhecer melhor o conceito do transtorno do espectro autista, as políticas públicas existentes, a metodologia de trabalho na Escola e tratamento com a Equoterapia. Problematiza-se quais os benefícios que a equoterapia traz a criança diagnosticada com TEA e quais as possibilidades que o docente pode criar por meio da parceria com a equoterapia para facilitar o ensino e aprendizagem na sala de aula. Foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo com crianças diagnosticadas com o TEA. Utilizou-se como instrumentos entrevistas semi-estruturas com os professores dessas crianças e pesquisa bibliográfica em autores Cirillo (1998) Montoan (2006) Fernandes (2008) e legislações educacionais vigentes. Das quatro professoras entrevistadas, todas recomendam o tratamento com a equoterapia para crianças que apresentam a mesma necessidade e todas afirmam sem nenhuma dúvida ver os progressos das crianças, principalmente no campo afetivo, emocional e social.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201510677

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43887

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ligia Marlene Barbosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo