SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autoria de: Natália de Souza

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Vanderlei Barbosa

Palavras-chaves: raciocínio pedagógico, docência, reflexão, registros reflexivos, professor reflexivo

Data da defesa: 25/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Souza, N. d. RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar as contribuições do raciocínio pedagógico (SHULMAN, 1987) para os processos de ensino e aprendizagem, esclarecendo os elementos que qualificam tais processos, além de destacar a especificidade da ação docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, considerando as contribuições de autores que tratam do tema como Shulman (1987), Mizukami (2002), e Tardif (2012), além de pesquisas correlatas encontradas no Catálogo de periódicos da CAPES. Utilizou-se destas referências e de outros textos acadêmicos correlatos ao tema para embasar a pesquisa e analisar os dados. Os resultados desse estudo trazem à tona a importância da discussão sobre o raciocínio pedagógico na formação de professores somando-se a uma postura ativa do professor frente ação docente, numa perspectiva e reflexão permanente sobre a prática pedagógica e sobre os processos de ensinar e de aprender.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511122

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43977

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Natália de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo