SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Autoria de: Agnes Marques dos Santos

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: estágio, pedagogia, identidade profissional, formação de professores, docência

Data da defesa: 25/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 03/07/2019

Data da publicação: 03/07/2019

Referência: Santos, A. M. d. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este artigo discute as questões que cercam o estágio curricular supervisionado na formação docente. Tem como objetivo investigar as contribuições do estágio para a formação docente e para a constituição da identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, considerando pesquisas correlatas ao tema existentes na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, além de legislação e diretrizes vigentes para o estágio. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Almeida e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2017) Gatti (2010), Mizukami (2002), André (2016) e Zabalza (2014). Os resultados apresentam que há muitos processos de estágios pautados em perspectivas tradicionais, em que teoria e prática apresentam-se de forma dissociadas. Aponta para a necessária revisão dos modos que se desenvolvem o estágio a fim de estabelecer conhecimento teórico-prático para o exercício da docência. Destacam-se iniciativas que corroboram com a perspectiva de aproximação entre a formação e o campo profissional por meio do estágio, contribuindo com a constituição da identidade profissional de futuros pedagogos, reafirmando o estágio como elemento fundamental na formação de professores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511126

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43611

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Agnes Marques dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo