SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Literatura infantil digital um estudo das produções acadêmicas

Autoria de: Thaís de Castro Casagrande

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Segundo membro da banca: Ellen Maira de Alcântara Laudares

Palavras-chaves: Literatura Infantil digital, Letramento digital, Leitura em ambiente digital, Multimídias, Animações

Data da defesa: 05/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 30/06/2019

Data da publicação: 30/06/2019

Referência: Casagrande, T. d. C. Literatura infantil digital um estudo das produções acadêmicas. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este estudo é resultante de uma pesquisa do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) da UFLA, além de estar vinculada aos estudos desenvolvidos no Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE). O trabalho diz respeito à leitura em telas eletrônicas, tema o qual se configura ainda muito recente. Tendo como suporte o meio eletrônico, entende-se por literatura infantil digital as obras literárias produzidas para as mídias digitais, portanto, não publicada em papel, por utilizarem, em sua produção, recursos próprios das atuais tecnologias, como por exemplo, animações e multimídias, além de ser uma maneira atrativa, o que repercute diretamente no contexto educacional. Por ser uma temática atual na área da educação e da literatura, acaba por despertar interesse de pesquisadores, culminando em estudos acadêmicos. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo inicial, realizar um levantamento das produções acadêmicas dos últimos vinte anos sobre a literatura infantil digital, porém constatamos que a temática é recente alvo de investigação e por isso, encontramos como trabalho mais antigo aquele datado há onze anos, assim, analisamos o período de pouco mais de uma década acerca do tema. Como demais objetivos centramos em analisar o que essas produções abordam, conceituam ou tematizam sobre a questão da leitura desses textos para crianças, no ambiente virtual. Assume como metodologia a pesquisa qualitativa bibliográfica, pretendendo, com isso, reunir informações para a construção de novos conceitos. Assim, para embasar a discussão teórica nos apoiamos nos estudos sobre Cibercultura ou Ciberespaço de Lévy, além de contribuições a respeito de multiletramento de Rojo, alfabetização digital de Coscarelli letramento digital de Magda Soares, dentre outros teóricos que estudam a temática. No que diz respeito aos resultados obtidos verifica-se que a literatura infantil muitas vezes é tratada como letramento. Ao final do levantamento realizado foi possível encontrar o total de vinte e sete publicações acerca da temática explorada, assim, por meio deste trabalho destaca-se que tal estudo mostra que a Literatura Infantil Digital é uma temática a qual tende a exibir-se, ainda mais, como alvo de interesse de investigação nos próximos anos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511132

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44055

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaís de Castro Casagrande e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo