SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A COMPREENSÃO DE LEITURA DEMARCADA NA LINGUAGEM DA CRIANÇA

Título alternativo: READING COMPREHENSION DEMARCATED IN THE LANGUAGE OF THE CHILD

Autoria de: Cláudia Roquini Nascimento

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Palavras-chaves: Linguagem infantil, Representação de leitura, Interação verbal, Mediação pedagógica, Leitura Literária.

Data da defesa: 07/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 23/06/2019

Data da publicação: 23/06/2019

Referência: Nascimento, C. R. A COMPREENSÃO DE LEITURA DEMARCADA NA LINGUAGEM DA CRIANÇA. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho considera a linguagem como salto qualitativo determinante do psiquismo humano e um dos meios mais importantes para que as crianças consigam internalizar os significados sociais da cultura. Nesta pesquisa, procuramos entender como acontece o processo de compreensão da atividade de leitura pela criança, descritas a partir de situações de leitura de livros de literatura infantil ou de contação de história. Para isso, apresentaremos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica, financiada pela FAPEMIG, realizada em três turmas da educação infantil e uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental, durante o período de 06 meses. A pesquisa teve como objetivo investigar como a compreensão de leitura se mostrou presente nos enunciados das crianças, de modo a refletir a linguagem como um processo intrapsíquico que vai do plano interpessoal para o intrapessoal, num movimento de interação verbal, a partir de situações dialógicas decorrentes das rodas de leitura com crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa assumiu como proposta metodológica uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tomando como procedimento investigativo a observação e a descrição de situações de diálogos em relações assimétricas (adulto-criança) e simétricas (criança-criança) construídas entre crianças, de 3 a 6 anos, de duas escolas municipais, uma estadual e um núcleo de educação infantil, todas do município de Lavras, em circunstâncias de diálogos, durante a contação de histórias, no contexto escolar. Este trabalho tem como fundamentação teórica os estudos sobre o desenvolvimento da linguagem de Vygotsky (1998, 2008) e de Bakhtin (2003). Os resultados mostram que a mediação do professor se torna fundamental para o desenvolvimento da linguagem e também para o processo de compreensão da leitura.

Abstract: This work considers language as a qualitative leap determinant of human psyche and one of the most important means for children to internalize the social meanings of culture. In this research, we seek to understand how the process of understanding the reading activity of children is done, described from reading situations of childrens literature or storytelling. For this, we will present the results of a research of scientific initiation, funded by FAPEMIG, carried out in three classes of early childhood education and a class of the initial years of elementary school, during the period of 06 months. The research aimed to investigate how reading comprehension was present in the childrens utterances, in order to reflect language as an intrapsychic process that goes from the interpersonal plan to the Intrapessoal, in a movement of interaction Verbal, from dialogical situations resulting from the reading wheels with children of early childhood education and elementary school years. This research took as a methodological proposal a research of qualitative approach, of exploratory character, taking as investigative procedure the observation and description of dialogues situations in asymmetric relations (adult-child) and Symmetrical (child-children) built among children, from 3 to 6 years old, from two municipal schools, one state and one center of early childhood Education, all of the municipality of Lavras, in circumstances of dialogues, during the storytelling, in the school context. This work has as theoretical basis the studies on the development of the language of Vygotsky (1998, 2008) and of Bakhtin (2003). The results show that the teachers mediation becomes fundamental for the development of language and also for the process of reading comprehension.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511135

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43703

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cláudia Roquini Nascimento e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo