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Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Autoria de: Sara Cristina Ferreira Rezende

Orientação de: Elaine das Gracas Frade

Presidente da banca: Elaine das Graças Frade

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Palavras-chaves: Estratégias Pedagógicas, Intervenção, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Socialização..

Data da defesa: 25/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 03/07/2019

Data da publicação: 03/07/2019

Referência: Rezende, S. C. F. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A temática desta pesquisa centra-se na importância de entender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência na educação infantil. O objetivo do trabalho é observar e compreender a dinâmica da escola para verificar a interação da professora com as crianças no sentido de evidenciar as estratégias de trabalho pedagógico utilizadas para o atendimento à criança com deficiência nos aspectos relativos ao cuidar e educar. Como pesquisadora, buscou-se a não intervenção sobre o que foi estudado, mas as evidencias, procurando compreender como é o espaço escolar estudado à luz das fundamentações de Ainscow (2009), Vigotski (1997), e outros autores citados ao longo deste trabalho. A pesquisa de abordagem qualitativa envolveu levantamento bibliográfico, anotação no diário de bordo das observações realizadas em sala de aula, entrevista com a professora que tem experiências práticas com o tema abordado e análise qualitativa de exemplos que estimularam a compreensão. A pesquisa foi realizada em 2018 e nos seis primeiros meses do ano de 2019, em um Núcleo de Educação Infantil, em Lavras e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Lavras (nº 99923518.9.0000.5148). Este estudo de caso possibilitou a descoberta do que há de mais essencial e característico no contexto selecionado e evidenciou a necessidade de incentivar e promover novas pesquisas sobre o tema de forma que contribuam com o desenvolvimento de novas práticas e percursos formativos que valorizem a educação inclusiva e seu potencial na busca pela educação de qualidade e equitativa.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511136

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44039

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sara Cristina Ferreira Rezende e Universidade Federal de Lavras

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