SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Título alternativo: USE OF DIGITAL RESOURCES NOT SCHOOL ENVIRONMENT

Autoria de: Brenda de Paula Tobias da Cruz

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares

Palavras-chaves: Educação, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Recursos digitais, Recursos educativos digitais, Qualificação docente

Data da defesa: 18/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Cruz, B. d. P. T. d. O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2019. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Esta pesquisa teve como temática O uso de Recursos Digitais no Ambiente Escolar. Foi realizado por meio de um estudo bibliográfico a coleta de informações para analisar como é a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar. O presente artigo ressalta as dificuldades e desafios enfrentados pela escola e pelos professores para a utilização da a tecnologia digital em sala de aula. Evidencia também a importância da adequação do conteúdo, a apropriação dos sites utilizados e a importância de criar metodologias pedagógicas para que as aulas digitais se integrem com as tradicionais. Com base nas pesquisas bibliográficas evidenciamos os critérios de avaliação e construção de interfaces digitais educativas propostos por Guaraldo e Andrade (2014), Nielsen (1995) e Shneiderman (1986) por frisarem sobre a importância da adequação do conteúdo dos sites.

Abstract: This search had as its theme The Use of Digital Resources in the School Environment. It was constructed through a bibliographical study and a data collection for analysis as a use of the Digital Information and Communication Technologies within the school environment. This article was answered and discussed by the school and teachers for the use of digital technology in the classroom. It also emphasizes the appropriateness of the content, the adequacy of the sites to the pedagogical methodologies so that the children are digital. The educational tools are proposed by Guaraldo and Andrade (2014), Nielsen (1995) and Shneiderman (1986) for emphasizing the importance of the adequacy of the content of the sites in order to meet all users needs. needs of its users.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511232

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43671

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Brenda de Paula Tobias da Cruz e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo