SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CONTRIBUIÇÕES DOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Autoria de: Nataly Aparecida de Jesus Souza

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Elaine das Graças Frade

Palavras-chaves: Linguagem, Escrita, Formação de Professores, Alfabetização, Psicologia Histórico Cultural.

Data da defesa: 24/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Souza, N. A. d. J. CONTRIBUIÇÕES DOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho identificar as contribuições dos pressupostos da psicologia histórico-cultural para o domínio da linguagem escrita para a superação das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Para tal, a pesquisa valeu-se do método pesquisa do tipo intervenção, na qual realizou-se o acompanhamento de duas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem. A intervenção aconteceu no período de 1 ano letivo, com encontros ora semanais, ora mensais no horário de aula- na maioria das vezes em uma sala reservada para estudo individual com duração variando entre 30 minutos a 50 minutos. Ao final desta pesquisa, alcançou-se como resultados, além da ampliação do conhecimento teórico sobre o tema, avanços significativos- sobretudo na aquisição da leitura dos alunos participantes. Contudo, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para a prática docente ao que tange os saberes teóricos pedagógicos requeridos no ensino- sobretudo da aquisição da leitura e da escrita.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201511542

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43979

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nataly Aparecida de Jesus Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo