SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Título alternativo: DIAGNOSTIC EVALUATION A REFLECTION ON THE ERROR IN THE LITERACY PROCESS

Autoria de: Quenia Cristina Silva Ronan

Orientação de: Luciana Soares da Silva

Presidente da banca: Luciana Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Josiane Marques da Costa

Palavras-chaves: Alunos, Avaliação diagnóstica, Alfabetização, Letramento, Aprendizagem.

Data da defesa: 17/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 01/07/2019

Data da publicação: 01/07/2019

Referência: Ronan, Q. C. S. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Nos dias atuais, a escola é vista como um lugar que é capaz de conduzir os alunos para a aquisição de conhecimentos, bem como também, deve ser levado em conta o conhecimento que os alunos trazem de casa. Em muitos momentos por não considerarem a bagagem de conhecimentos que foram adquiridos pelos alunos em sua trajetória familiar e cultural, quando os educandos começam a estudar podem encontram muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos, fator este que pode levá-los a errar. Essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Este presente trabalho tem como objetivo refletir sobre um processo de avaliação diagnóstica do processo de alfabetização que é realizado por uma determinada escola municipal do Sul de Minas Gerais, que é ministrada pela supervisora no início, no meio e no final do ano letivo, que tem como intuito avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos, a fim de verificar o seu desenvolvimento escolar no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, foram selecionadas duas (2) avaliações que apresentavam escritas diferentes, com a finalidade de realizar hipóteses e comparações técnicas acerca do erro, bem como a reflexão sobre como os alunos representavam a escrita. Foi conceituado alfabetização e letramento, baseado no referencial teórico das autoras Ferreiro (2001) e Soares (2009) que fomentaram a discussão sobre esse processo de alfabetização e letramento. Bem como foi estudado o erro no processo de alfabetização e letramento e os mais diversos erros que ocorrem nesse processo com as autoras Gomes e Sena (2000). Por fim, constatou-se que o erro não existe, o que existe são oposições de ideias e ou culturas diferentes. E que o erro ultrapassa as meras características determinadas pela escola, e que ele não pode ser determinado, pois ele nada mais é do que o processo para aprender, e não simplesmente um agente inibidor e impeditivo do processo de aprendizagem.

Abstract: Nowadays, the school is seen as a place that is able to lead students to acquire knowledge, as well as, should be taken into account the knowledge that students bring from home. At many points because they do not consider the amount of knowledge acquired by the students in their family and cultural trajectory, when students begin to study they may find it very difficult to learn certain contents, a factor that can lead them to make mistakes. This research adopted the qualitative approach. This paper aims to reflect on a process of diagnostic evaluation of the literacy process that is carried out by a certain municipal school in the South of Minas Gerais, which is administered by the supervisor at the beginning, middle and end of the school year, which has as an aim to evaluate the difficulties encountered by students in order to verify their school development in the process of literacy and literacy. Then, two (2) evaluations were presented that presented different writings, with the purpose of making hypotheses and technical comparisons about the error, as well as the reflection on how the students represented the writing. It was conceptualized literacy and literacy, based on the theoretical reference of the authors Ferreiro (2001) and Soares (2009) that fomented the discussion about this process of literacy and literacy. As well as studying the error in the process of literacy and literacy and the most diverse errors that occur in this process with the authors Gomes and Sena (2000). Finally, it was verified that the error does not exist, what exists are oppositions of different ideas and or cultures. And that the error goes beyond the mere characteristics determined by the school, and that it can not be determined, since it is nothing more than the process to learn, and not simply an inhibiting and impeding agent of the learning process.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20191201621136

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44005

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Quenia Cristina Silva Ronan e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo