SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: AQUI ESTAREMOS BEM UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO DOS ????????????????????????????????????????????????FILHOS DA HANSENÍASE????????????????????????????????????????????????????????????????

Título alternativo: HERE WE WILL BE FINE A HISTORICAL STUDY ON THE EDUCATION OF CHILDREN OF LEPROSY

Autoria de: Nathalia Monteiro da Silva

Orientação de: Angelo Constancio Rodrigues

Presidente da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Primeiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Segundo membro da banca: Paulo Henrique Arcas

Palavras-chaves: Educação Inicial, Leprosário, Pesquisa documental, Pesquisa Qualitativa, Colônia Santa Izabel

Data da defesa: 26/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 08/12/2019

Data da publicação: 08/12/2019

Referência: Silva, N. M. d. AQUI ESTAREMOS BEM UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO DOS ????????????????????????????????????????????????FILHOS DA HANSENÍASE???????????????????????????????????????????????????????????????? . 2019. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho nasceu do esforço para manter viva a história de uma escola em meio a uma das maiores colônias de confinamento de portadores da hanseníase no Brasil. Com base nesta premissa, nosso estudo busca rastrear a trajetória da Escola Municipal Frei Rogato, enquanto instituição responsável pela educação dos filhos da hanseníase na Colônia Santa Izabel em Betim, Minas Gerais, a partir dos anos 30. A partir de referenciais de pesquisa documental e revisão bibliográfica buscamos identificar os elementos constituintes da referida escola fundação, público alvo, metodologias didático-pedagógicas utilizadas e impacto social no seu entorno. Os estudos e levantamentos iniciais indicam uma instituição de ensino que sobreviveu ao longo dos anos e que traz uma rica história de educação, esperança, luta contra o preconceito e que delineia um momento histórico que precisa ser resgatado para não ser exatamente esquecido.

Abstract: The present work was born from the effort of many people to keep alive the history of a school in the middle of one of the largest leprosy containment colonies in Brazil. Our study seeks to trace the trajectory, since 1930, of Frei Rogato Municipal School as an institution responsible for the education of leprosy children in the Santa Izabel Colony in Betim, Minas Gerais. Based on references of found on a documentary research, we sought to identify the constituent elements of the school foundation, target audience, didactic-pedagogical methodologies used, and social impact in its surroundings. Early studies and surveys indicate an educational institution that has survived over the years and has a rich history of education and hope, which also fight against prejudice. The Frei Rogato Municipal school outline a historic moment that needs to be rescued in order not to be forgotten.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201510665

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44682

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathalia Monteiro da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo