SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES DO GOOGLE ACADÊMICO SOBRE O TEMA

Título alternativo: A PEDAGOGUES ENVIRONMENT IN NON-SCHOOL ENVIRONMENTS A LOOK AT HOW GOOGLE ACADEMIC PRODUCTS ABOUT THEME

Autoria de: Isabel Cristina Vilas Boas Silva

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Elaine das Graças Frade

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: pedagogo, pedagogia, formação inicial, áreas de atuação, ambientes não escolares

Data da defesa: 20/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/12/2019

Data da publicação: 11/12/2019

Referência: Silva, I. C. V. B. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES DO GOOGLE ACADÊMICO SOBRE O TEMA. 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo mapear os trabalhos disponibilizados no google acadêmico sobre a temática Pedagogia em ambientes não escolares, nos anos de 2017 e 2018, no sentido de conhecer as produções que estão sendo feitas sobre o tema e identificar as principais abordagens realizadas sobre os ambientes de atuação do pedagogo. A metodologia utilizada foi bibliográfica, a partir da revisão de literatura sobre o tema, o levantamento das produções no Google Acadêmico nos anos de 2017 e 2018 e apresentação e análise dos artigos e trabalhos de conclusão de curso encontrados. O referencial teórico que fundamentou esse trabalho foi baseado em autores como Libâneo (2009) que enfatiza a expansão da educação em diferentes contextos Gohn (2006), que apresenta reflexões sobre as distinções entre três campos de atuação educacional Brandão (1981) que aponta que a escola não é o único lugar onde a educação acontece e Frison (2004) que ressalta a importância do pedagogo em ter uma formação ampla, além, de uma formação continuada que é sempre tão necessária em qualquer área de formação. Percebe-se, depois das análises realizadas a importância da escrita dos trabalhos dentro do formato acadêmico, com apresentação de todas as partes que integram o texto, permitindo ao leitor depreender os sentidos e objetivos do texto, bem como destacamos sobre a necessidade de, durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, haver mais enfoque teórico e prático sobre as áreas de atuação do pedagogo em espaços não escolares, já que é de suma relevância essa ação em vários setores da sociedade e não somente em espaços formais, como a sala de aula.

Abstract: This course conclusion paper aims to map the works available in academic Google about a pedagogy in non-school environments, in the years 2017 and 2018, meaningless to know the productions that are being made on the subject and use as main approaches performed about the environments of action of the pedagogue. The methodology used was bibliographic, from the literature review on the subject, the survey of productions in Google academic in the years 2017 and 2018 and the presentation and analysis of articles and course completion papers found. The theoretical framework that supported this work was based on authors such as Libâneo (2009) who emphasized the expansion of education in different contexts Gohn (2006), who presents reflections on the distinctions between three educational fields Brandão (1981) who points to the school that is not the only place where education takes place and Frison (2004) that emphasizes the importance of teaching in a broad formation, in addition to a continuing formation that is always so low in any area of formation. . It can be seen, after the analyzes performed, the importance of writing the works within the academic format, with the presentation of all parts that make up the text, allowing the reader to grasp the meanings and objectives of the text, as well as highlighted about the need of use, during the Degree in Pedagogy, more theoretical and practical about areas of pedagogical practice in non-school spaces, since this action is very relevant in various sectors of society and not only in formal spaces, such as a classroom.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521233

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44692

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabel Cristina Vilas Boas Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo