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Título: Relações étnico-raciais e atuação de educadoras na educação infantil

Autoria de: Thairine Ribeiro Salles

Orientação de: Luciana Soares da Silva

Presidente da banca: Luciana Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Segundo membro da banca: Ellen Gonzaga Lima Souza

Palavras-chaves: escola, educação racial, pratica pedagógica, educação infantil, educadora

Data da defesa: 04/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 12/12/2019

Data da publicação: 12/12/2019

Referência: Salles, T. R. Relações étnico-raciais e atuação de educadoras na educação infantil. 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A escola como um espaço de construção de saberes, deve promover um ambiente em que haja respeito à diversidade, destacando-se, dentre elas, as relações étnico-raciais que, permeadas pelo mito da ??democracia racial?? existente em nossa sociedade, foram banalizadas no decorrer do tempo. A educação brasileira enfrenta desafios para a desconstrução do racismo e contra a discriminação étnica nos espaços escolares, o que reforça a importância da luta pelos direitos igualitários. Nesse mesmo sentido, houve um silenciamento dos aspectos da história e cultura afro¬-brasileira e indígena nas escolas, de modo a reproduzir representações estereotipadas dos negros e dos índios. Dessa maneira, a escola tornou-se alvo de um dos grandes movimentos de luta, o movimento negro, que vislumbra a inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Depois de anos de luta, em 2003, foi publicada a Lei 10.6392003, que obriga e inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura afro ¬brasileira. Tal lei foi alterada em 2008 pela Lei 11.645, quando se tornou também obrigatória a abordagem da História e Cultura Indígena. Diante dessa mudança na legislação, surgiu a recomendação de uma educação voltada para o respeito às diferenças, o que promoveu em âmbito Federal, Estadual e Municipal a elaboração de materiais em prol de uma educação para as relações étnico¬-raciais. Desse modo, o nosso objetivo com este trabalho é refletir acerca da atuação docente e suas práticas pedagógicas para a aplicabilidade da lei.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521239

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44693

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thairine Ribeiro Salles e Universidade Federal de Lavras

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