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Título: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS NESTE CONTEXTO

Autoria de: Simone Maria Vilas Boas Fagundes

Orientação de: Ellen Maira de Alcantara Laudares

Presidente da banca: Ellen Maira Alcantara Laudares

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabaral

Palavras-chaves: EDUCAÇÃO HOSPITALAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, MULTIDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Data da defesa: 29/10/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 21/11/2019

Data da publicação: 21/11/2019

Referência: Fagundes, S. M. V. B. A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS NESTE CONTEXTO. 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Considerando-se a educação como prática social presente em diferentes espaços e tempos, é possível constatar suas distintas modalidades que se alternam desde a Educação Formal, Educação Não formal à Educação Informal. Dentro dessa perspectiva, concebe-se como um espaço de educação não formal a educação hospitalar, sendo uma modalidade que proporciona o acompanhamento do desenvolvimento dos processos de aprendizagem escolar e cognitivo das crianças eou adolescentes enfermos, em período de internação prolongado. O pedagogo é o profissional capacitado para desenvolver metodologiaspráxis que atendam às necessidades da criançaadolescente, considerando o espaço temporal em que se encontram o diagnóstico, o retorno à escola e a vida social, de maneira a contribuir para sua recuperação, o que imbrica na construção de um saber que contribua para o pluralismo de ações educativas. Diante dessa abordagem, apresentam-se, por meio deste trabalho, os estudos das ações educativas desenvolvidas por profissionais pedagogos nopara esse espaço multirreferencial, explanando de forma qualitativa, as peculiaridades que envolvem as práxis educativas dessa modalidade de atendimento educacional. Como referencial teórico para estes estudos apresentam-se os principais autores Ceccim e Carvalho (1997), Fonseca (2015), Matos e Mugiatti (2009), Fontes (2008), tendo como suporte a análise de conteúdo, buscando-se aprofundar sobre as ações e as práticas educativas do profissional pedagogo no campo hospitalar e os elementos externos que envolvem esse ambiente não escolar e que permeia a educação especial. Por meio desses levantamentos, estudos apontaram o quanto se amenizam os efeitos negativos no aprendizado e no processo de formação cognitivo desses alunos pacientes com a continuidade do processo educacional no ambiente hospitalar, trazem à importância de se elaborar práticas educativas que considerem as particularidades de suas condições de saúde, a contribuição para reinserção dos alunos pacientes no ambiente escolar após sua recuperação, de forma menos traumática, a discussão da falta de conhecimento da sociedade sobre essa modalidade de atendimento educacional, a formação dos profissionais pedagogos para atuarem nesses espaços e, por fim, a importância do papel desse profissional, para atuar juntamente de maneira multidisciplinar com profissionais da área da saúde para a recuperação dessas criançasadolescentes.

Abstract: Considering the education as a social practice that is present in different spaces and also times, it is possible to note its distinct modalities, which alter from Formal Education, Non-formal Education to Informal Education. Within this perspective, it is possible to define as a non-formal education space the hospital education, being a modality that provides the supervision of the development of school and cognitive learning processes of the children andor adolescents suffering from a prolonged hospitalization. The pedagogue is the professional able to develop methodologiespraxis that meet the childrenadolescent needs, considering the temporal space that they are in, the diagnosis, the return to school and the social life, in ways to contribute for their recovery, which helps on the construction of a knowledge that contributes to the pluralism of educational actions. In the face of this approach it is presented through this research studies of educational actions developed by pedagogue professionals for multi-referential space, outlining qualitatively the peculiarities that involve the educational praxis of this modality of educational service. As a theoretical framework for theses studies it is presented the main authors Ceccim e Carvalho (1997), Fonseca (2015), Matos e Mugiatti (2009), Fontes (2008), aiming as a support the content analysis, seeking to deepen about educational action and practices of the pedagogue professional into the hospital field and also the external elements that involve this school environment and that permeates the special education. Thought these surveys, studies pointed out how much the negative effects on learning and also on the process of cognitive formation of theses patient students are mitigate with the continuity of the educational process in the hospital environment, they bring the importance of the development of educational practices that consider the particularity of the health conditions, the contribution for the reinsertion of the patient students in the scholar environment after their recovery, less traumatically, the discussion about the lack of knowledge of the society about this modality of educational service, the development of pedagogue professionals that are able to act on these environments and in conclusion the importance of the role of this professional to act closely in a multidisciplinary way with health professionals for the recovery of these children adolescents.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521251

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44327

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Simone Maria Vilas Boas Fagundes e Universidade Federal de Lavras

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