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Título: A exclusão escolar e uma história de resistência análise à luz da psicologia histórico-cultural

Autoria de: Milca Catiene de Barros Silva

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Terceiro membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Psicologia histórico-cultural, fracasso escolar, exclusão, estudo de caso, alfabetização

Data da defesa: 08/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 19/11/2019

Data da publicação: 19/11/2019

Referência: Silva, M. C. d. B. A exclusão escolar e uma história de resistência análise à luz da psicologia histórico-cultural. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A presente pesquisa consistiu em um estudo de caso sobre as correlações entre as dificuldades de aprendizagem e a exclusão escolar no Ensino Fundamental II. Foi realizada com um adolescente de 14 anos, matriculado no sétimo ano, indicado pela instituição participante por não dominar a escrita como instrumento cultural complexo e por apresentar comportamentos entendidos como indisciplinados, agressivos e desinteressados. Pautando-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural, a pesquisa buscou abordar as dificuldades de escolarização apresentadas pelo participante em suas múltiplas determinações ?? apreendendo seus aspectos políticos, sociais, pedagógicos e relacionais. Para tanto, investigou a compreensão da escola, da família e do próprio adolescente sobre sua trajetória escolar. A metodologia valeu-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados observações não estruturadas, entrevistas semiestruturadas com a mãe do participante, com a especialista da educação básica e a professora do projeto APD dos materiais utilizados no projeto APD e o caderno de campo. Os resultados apontam que a visão biologizante, psicologizante e preconceituosa da escola sobre a trajetória escolar do participante paralisam a ação pedagógica e redundam em sua exclusão dentro da instituição.

Abstract: This research consisted of a case study on the correlations between learning disabilities and school exclusion in elementary school II. It was performed with a 14-year-old adolescent, enrolled in the seventh year, indicated by the participating institution for not mastering writing as a complex cultural instrument and for presenting behaviors understood as undisciplined, aggressive and disinterested. Based on the assumptions of historical-cultural psychology, the research sought to address the educational difficulties presented by the participant in its multiple determinations - apprehending its political, social, pedagogical and relational aspects. Therefore, it investigated the understanding of the school, the family and the adolescent himself about his school career. The methodology used the following data collection instruments unstructured observations, semi-structured interviews with the participants mother, the basic education specialist and the APD project teacher of the materials used in the ODA project and the field notebook. The results indicate that the biologizing, psychologizing and prejudiced view of the school about the participants school trajectory paralyzes the pedagogical action and results in its exclusion within the institution.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521257

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44694

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milca Catiene de Barros Silva e Universidade Federal de Lavras

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