SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: BIBLIOTECA INFANTIL UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA E AÇÕES LEITORAS PARA CRIANÇAS

Título alternativo: CHILD LIBRARY A STUDY ON THE READING SPACE AND READING ACTIONS FOR CHILDREN

Autoria de: Suellen Evellyn Feliciano

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Oliveira Goulart

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Dalva de Souza Lobo

Terceiro membro da banca: Ellen Maira Alcantara Laudares

Palavras-chaves: Biblioteca Infantil., Leitura literária, Mediação da Leitora, Contação de histórias, Leitura para bebês

Data da defesa: 25/10/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 05/12/2019

Data da publicação: 05/12/2019

Referência: Feliciano, S. E. BIBLIOTECA INFANTIL UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA E AÇÕES LEITORAS PARA CRIANÇAS . 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho considera a biblioteca infantil um espaço de promoção de relações entre o leitor iniciante e o livro, entendendo a literatura infantil como um caminho que proporciona o desenvolvimento da imaginação da criança, que requer do educador conhecimentos específicos para identificar e oferecer pela ação leitora estímulos ao hábito da leitura. Uma forma de estímulo que se pode destacar trata-se da atividade de leitura literária e de contação de histórias em bibliotecas direcionadas ao público infantil, tendo em vista que o contato, desde cedo, com o livro aproxima e fomenta o desejo pela leitura. Nessa perspectiva, temos por objetivo apresentar estudo realizado sobre a biblioteca Del Outro Lado Del Arbol, localizada na cidade de La Plata na Argentina, que assume como centralidade o ato de incentivar a leitura para crianças de 0 a 5 anos. Esse trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2017, financiado pelo Banco Santander por meio do Programa Ibero Americano. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, a partir de observações com registros em diário de campo e coletas de imagens, assumindo como procedimento de análise descritiva do material coletado, com foco em uma pesquisa qualitativa. Para a reflexão teórica da análise, apoiamos na concepção de leitura literária de Cosson (2014), na discussão sobre leitura para bebês de Reyes (2007) e Colomer (2007), entendendo a literatura infantil como uma forma de linguagem e um instrumento motivador e desafiador para a criação imaginária.

Abstract: This work considers the childrens library as a space for promoting relations between the beginning reader and the book, understanding childrens literature as a way that provides the development of the childs imagination, which requires the educator specific knowledge to identify and offer stimuli by the reader action. to the habit of reading. One form of stimulus that can be highlighted is the activity of literary reading and storytelling in libraries aimed at children, considering that early contact with the book brings and encourages the desire for reading. From this perspective, we aim to present a study on the library Del Outro Side Del Arbol, located in the city of La Plata, Argentina, which takes as its centrality the act of encouraging reading for children from 0 to 5 years. This work was developed during the first half of 2017, funded by Banco Santander through the Ibero-American Program. For this, we performed a field research, based on observations with field diary records and image collections, assuming as a descriptive analysis procedure of the collected material, focusing on a qualitative research. For the theoretical reflection of the analysis, we supported the conception of literary reading of Cosson (2014), the discussion about reading for babies by Reyes (2007) and Colomer (2007), understanding the childrens literature as a form of language and a motivating instrument challenging for imaginary creation.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521261

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44560

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Suellen Evellyn Feliciano e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo