SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A HIPOSEGMENTAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Título alternativo: HYPOSEGMENTATION IN LITERACY A STUDY WITH STUDENTS FROM 1ST TO 3ND YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION

Autoria de: Renata Ribeiro Valentim

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Coorientação de: Raquel Márcia Fontes Martins

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Palavras-chaves: ALFABETIZAÇÃO, AQUISIÇÃO DA ESCRITA, HIPOSSEGMENTAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL I, SEGMENTAÇÃO NÃO CONVENCIONAL DA ESCRITA

Data da defesa: 05/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 10/12/2019

Data da publicação: 10/12/2019

Referência: Valentim, R. R. A HIPOSEGMENTAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a segmentação de palavras na produção escrita de crianças no ciclo de alfabetização, ou seja, a introdução ou não de espaços em branco entre as palavras. Especificamente, avalia-se a hipossegmentação da escrita. A segmentação de palavras permite ao leitor compreender o que está escrito, e é na etapa de alfabetização que a criança aprende a ler, escrever e a funcionalidade do espaçamento entre palavras. Esta pesquisa baseou-se em estudos como os trabalhos de Chauí (1999), Coll (2011), Soares (2016), Nespor and Vogel (1986), Ferreiro e Teberosky (1985), Bybee (2010) entre outros. Analisam-se hipóteses dos critérios para a ausência do espaçamento na linguagem escrita de crianças. A análise conta com dados colhidos através de uma pesquisa de campo, que foi realizada através da produção escrita de crianças do ensino fundamental I (1º, 2º e 3º) de uma escola pública do município de Lavras, com a finalidade de investigar a segmentação não convencional de palavras (hipossegmentação). Ao longo da análise, foi possível observar que, quanto aos dados de hipossegmentação, a tendência predominante foi a juntura entre palavra gramatical e palavra de conteúdo. Em relação a hipossegmentação envolvendo o uso de ??chunks??, é possível compreender a hipótese dessas ocorrências baseado no contínuo aparecimento dessas expressões na linguagem oral, em que cada uma delas se apresenta como uma única palavra.

Abstract: This study aims to investigate the word segmentation in the written production of children in the literacy cycle, ie, the introduction or not of blank spaces between words. Specifically, the hyposegmentation of writing is evaluated. Word segmentation allows the reader to understand what is written, and it is at the literacy stage that the child learns to read, write, and the functionality of word spacing. This research was based on studies such as the works of Chauí (1999), Coll (2011), Soares (2016), Nespor and Vogel (1986), Ferreiro e Teberosky (1985), Bybee (2010) among others. Hypotheses of the criteria for the absence of spacing in the written language of children are analyzed. The analysis has data collected through a field research, which was performed through the written production of elementary school children I (1st, 2nd and 3rd) of a public school in the city of Lavras, in order to investigate the non-segmentation. conventional words (hyposegmentation). Throughout the analysis, it was possible to observe that, regarding the hyposegmentation data, the predominant tendency was the junction between grammatical word and content word. Regarding the hyposegmentation involving the use of chunks, it is possible to understand the hypothesis of these occurrences based on the continuous appearance of these expressions in oral language, in which each of them is presented as a single word.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521266

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44757

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Renata Ribeiro Valentim e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo