SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS MUSICALIZADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Título alternativo: GAMES, TOYS AND MUSICALIZED GAMES PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE LITERACY AND LETTERING PROCESS

Autoria de: Julimara Carla de Souza

Orientação de: Ellen Maira de Alcantara Laudares

Presidente da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Palavras-chaves: Jogos, Brincadeiras, Alfabetização, Letramento, Musicalização.

Data da defesa: 22/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2019

Referência: Souza, J. C. d. JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS MUSICALIZADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido sobre jogos, brinquedos e brincadeiras musicalizadas na perspectiva de aguçar o processo de alfabetização e letramento de estudantes do 2???????????????????????????????? ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Assim, esse trabalho tem como objetivo geral verificar se as abordagens lúdicas e musicalizadas podem auxiliar as crianças que se encontram em processo de alfabetização e letramento. Enquanto objetivos específicos, pretende-se elencar diferentes formas lúdicas de ensinar por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras musicalizadas, a fim de contribuir para com a sugestão de distintas práticas docentes. Esse relato possui uma abordagem qualitativa. Como referencial teórico, este trabalho possui como suporte os principais autores Cordovil, Souza e Nascimento Filho (2018), Huizinga (2000), Soares (2016) e Brito (2003), tendo como suporte as atividades realizadas com suas discussões e resoltados que foram aplicadas na mesma turma. Portanto, entender o processo de alfabetização e letramento muitas vezes se torna algo monótono e complexo para algumas crianças e, portanto, utilizar-se de práticas pedagógicas voltadas para brincadeiras e jogos além de incluir a música pode ser um meio de auxiliar e desenvolver esses processos de forma divertida e válida. Então, como proposta de discutir se essas práticas são realmente viáveis, foram aplicadas cinco atividades voltadas para essa perspectiva, como instrumento de pesquisa. Essas atividades foram desenvolvidas através do programa ????????????????????????????????????????????????????????????????Residência Pedagógica???????????????????????????????????????????????????????????????? e pensadas de acordo com a necessidade da turma trabalhada. Com esse relato de experiência, foi possível perceber que através dessa discussão essas práticas diferenciadas além de provocarem um grande interesse nos alunos e alunas em querer participar de forma frequente no processo de alfabetização e letramento, a grande maioria obteve um resultado positivo no que diz respeito no avanço do processo de alfabetização e letramento.

Abstract: This paper presents an experience report developed about games, toys and musical games in order to sharpen the literacy and literacy process of students in the 2nd year of elementary school. Thus, this work aims to verify whether playful and musicalized approaches can help children who are in the process of literacy and literacy. As specific objectives, it is intended to list different playful ways of teaching through games, toys and musical games, in order to contribute to the suggestion of different teaching practices. This report has a qualitative approach. As a theoretical framework, this work is supported by the main authors Cordovil, Souza and Nascimento Filho (2018), Huizinga (2000), Soares (2016) and Brito (2003), having as support the activities carried out with their discussions and resolutions that were applied to the same class. Therefore, understanding the process of literacy and literacy often becomes monotonous and complex for some children and, therefore, the use of pedagogical practices focused on play and games as well as including music can be a way of helping and developing these processes. in a fun and valid way. So, as a proposal to discuss if these practices are really viable, five activities focused on this perspective were applied as a research instrument. These activities were developed through the program ????????????????????????????????????????????????????????????????Pedagogical Residence???????????????????????????????????????????????????????????????? and designed according to the needs of the worked class. With this experience report, it was possible to realize that through this discussion these different practices besides provoking a great interest in the students wanting to participate frequently in the process of literacy and literacy, the great majority obtained a positive result regarding advancing the process of literacy and literacy.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521267

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44635

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julimara Carla de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo