SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A POÉTICA DA LINGUAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Título alternativo: THE POETICS OF LANGUAGE AS A TEACHING AND LEARNING STRATEGY FOR READING AND WRITING FROM CHILDREN EDUCATION TO THE INITIAL YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION

Autoria de: Maraisa dos Santos

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares

Palavras-chaves: Leitura, Letramento, Ensino e Aprendizagem, Lúdico, Linguagem poética.

Data da defesa: 12/09/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/10/2019

Data da publicação: 11/10/2019

Referência: Santos, M. d. A POÉTICA DA LINGUAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho busca compreender como a linguagem poética contribui para a aquisição e consolida. Nesse sentido, tem como objetivo principal desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem a partir da articulação intersemiótica e do elemento lúdico presente em tal linguagem. A metodologia de abordagem qualitativa ancorou-se, sobretudo, noção da leitura e futura escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamentals conceitos de dialogismo, leitura e letramento, voz e lúdico a partir de Mikhail Bakhtin (1988), Paulo Freire (2006), Magda Soares (2004), Johan Huizinga (2000) e Paul Zumthor (2007), respectivamente. Adotou-se como procedimento metodológico a criação de um poema e de um videopoema, visando a efetivação da leitura e da futura escrita por parte das crianças que migram da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Espera-se, desse modo, contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de leitura e escrita na dimensão do prazer, elemento fundamental na construção de conhecimento.

Abstract: The goal of this paper is to investigate how poetic language works in the acquisition and cosolidation of reading and future writing in Early Childhood Education and first years of Elementary School. For this reason, it requires to develop teaching and learning strategies based on the intersemiotic articulation and the ludic element in poetic language. The qualitative approach methodology is mostly based on the concepts of dialogism, reading and literacy, voice and ludic from Mikhail Bakhtin (1988), Paulo Freire (2006), Magda Soares (2004), Johan Huizinga (2000) and Paul Zumthor (2007). Therefore, it can be seen that the methodological procedure resulted in the creation of a poem and a video-poem aiming the development of reading and writing of children who migrate from Early Childhood Education to Elementary School. As a result, it is expected to contribute to the improvement of didactic strategies in teaching and learning of reading and writing from the perspective of pleasure, a fundamental approach in the construction of knowledge.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201521268

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44165

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maraisa dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo