SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CRIAÇÃO IMAGINÁRIA ????NO VOO DO QUERO-QUERO???? A LEITURA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS A PARTIR DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL

Autoria de: Leandra Aparecida de Sousa Souza

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Dalva de Souza Lobo

Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcantara Laudares

Terceiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Palavras-chaves: Criação Imaginária, Leitura literári, Mediação da leitura, Produção de narrativas, Contação de histórias

Data da defesa: 25/10/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 02/12/2019

Data da publicação: 02/12/2019

Referência: Souza, L. A. d. S. CRIAÇÃO IMAGINÁRIA ????NO VOO DO QUERO-QUERO???? A LEITURA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS A PARTIR DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL. 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Quando as crianças ouvem diferentes histórias, contadas ou lidas, e atribuem sentidos ao contexto da narrativa, esta ação possibilita o desenvolvimento de estruturas cognitivas e da capacidade de imaginação. As atividades de leitura literária abrem espaço para se interagir com o leitor, geram um diálogo por meio da compreensão do texto e pelo encantamento da narrativa. Diante disso, temos por objetivo descrever práticas de leitura de livros de literatura infantil e de produção textual com 20 crianças de 6 a 12 anos que integram um projeto social de atletismo localizado nas dependências do Departamento de Educação Física de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Este trabalho busca compreender o processo de criação imaginária e de mediação da leitura literária como estimulador de criação de narrativas. Após a leitura de textos de livros de literatura infantil as crianças foram estimuladas a criarem suas próprias narrativas. Para isso, optamos por desenvolver uma pesquisa-ação, em que escolhemos por procedimento metodológico a aplicação, descrição e análise da experiência como pesquisadora sobre a prática de produção de narrativas a partir de livros de literatura infantil. Como embasamento teórico nos apoiamos no conceito de criação imaginária e de mediação de Vygotsky na concepção de leitura literária de Cosson e Colomer, na concepção de produção de narrativas Cardoso. Este trabalho compreende que as atividades de leitura e produção de narrativas como um espaço de apropriação dos significados atribuídos à leitura prazerosa de obras de literatura infantil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201611471

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44600

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leandra Aparecida de Sousa Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo