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Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA SURDOS UMA REFLEXÃO SOBRE ORIENTAÇÕES PARA SONDAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Autoria de: Naara Lúcia Fátima Isidoro

Orientação de: Josiane Marques da Costa

Presidente da banca: Josiane Marques da Costa

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares

Palavras-chaves: Alfabetização, Letramento, Português como segunda língua, Avaliação, Surdos

Data da defesa: 25/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 05/12/2019

Data da publicação: 05/12/2019

Referência: Isidoro, N. L. F. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA SURDOS UMA REFLEXÃO SOBRE ORIENTAÇÕES PARA SONDAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS . 2019. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar o Documento Orientador para Sondagem de Língua Portuguesa da Prefeitura do município de São Paulo, publicado no ano de 2018, buscando identificar, em que medida tal documento contempla a avaliação da realidade linguística e educacional das crianças surdas que estão no processo de alfabetização. Contamos com um referencial teórico que tem como base discussões acerca de algumas possibilidades de alfabetização e letramento e o ensino do português, na modalidade escrita para surdos (GOLDFELD, 2003) (KLEIMAN, 2005) (QUADROS SCHMIEDT, 2006), (ALMEIDA et.al 2009), (ARAÚJO, 2013) (STURMERTHOMA, 2015) (SOARES, 2016) (SOARES 2001) e sobre os processos de avaliação (GÓES, 2012) (LUCKESI, 2002) (MAHL E RIBAS, 2013). A metodologia do presente trabalho é de cunho qualitativo e documental. Inicialmente, descrevemos o documento orientador apontando as orientações de sondagem para os professores do 1º ao 4º ano do Ensino fundamental I e Anos iniciais. Em seguida, analisamos o documento orientador discutindo as especificidades linguísticas das crianças surdas, onde trataremos das questões que contemplam e que não contemplam os surdos. Os resultados apontam que se torna indispensável fazer adaptações para a realização das atividades de sondagem para os surdos, visto que o documento orientador tem o foco numa sondagem voltada para aspectos da oralidade, de uma língua de modalidade espaço-visual.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20192201711889

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44457

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Naara Lúcia Fátima Isidoro e Universidade Federal de Lavras

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