SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Título alternativo: Computational Thinking in Elementary School

Autoria de: Janaina Aparecida Andrade

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Elaine das Graças Frade

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Terceiro membro da banca: Aleph Campos da Silveira

Palavras-chaves: Pensamento computacional, ensino fundamental, reforma curricular, maker, tecnologia.

Data da defesa: 10/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 30/07/2020

Data da publicação: 30/07/2022

Referência: Andrade, J. A. Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Este trabalho tem por objetivo mapear estratégias docentes para a inclusão do pensamento computacional no ensino fundamental, visto a necessidade de promover aulas interativas que abranjam as tecnologias na educação básica. Deste modo, realizamos uma pesquisa quantitativa, baseada em um protocolo de coleta e seleção de artigos a partir de seus resumos. Foi realizada uma busca na base de dados do Google Acadêmico e Capes com os descritores computational thinking and elementary School, onde inicialmente foram encontrados 3.480 artigos, destes foram selecionados 260. Em uma seleção mais apurada, realizada por dois avaliadores, restaram 108 artigos selecionados em uma perspectiva mundial a fim de se levantar dados sobre como estão sendo utilizados o pensamento computacional no ensino fundamental. Os resultados dos artigos apontaram dados positivos em relação a capacidade de solucionar problemas e no comportamento social dos estudantes a partir das metodologias utilizadas. Desta forma, esta pesquisa expõe um p

Abstract: This work aims to map teaching strategies for the inclusion of computational thinking in elementary education, given the need to promote interactive classes that cover technologies in basic education. Thus, we performed a quantitative research, based on a protocol for collecting and selecting articles from their abstracts. A search was carried out in the Google Scholar and Capes database with the descriptors computational thinking and elementary School, where 3,480 articles were initially found, of which 260 were selected. In a more accurate selection, performed by two reviewers, 108 articles selected from a worldwide perspective in order to gather data on how computational thinking is being used in elementary education. The results of the articles showed positive data regarding the ability to solve problems and the social behavior of students based on the methodologies used. In this way, this research exposes a general panorama about Computational Thinking, in order to guide a pedagogical planning that f

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201521243

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45073

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Janaina Aparecida Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo