SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS

Autoria de: Leticia Aparecida da Silva

Orientação de: Ellen Gonzaga Lima Souza

Coorientação de: Vinicius Lucas de Carvalho

Presidente da banca: Ellen Gonzaga Lima Souza

Primeiro membro da banca: Vinícius Lucas de Carvalho

Segundo membro da banca: Bárbara Natália Lages Lobo

Terceiro membro da banca: Lays Nogueira Perpétuo

Palavras-chaves: educação infantil, pedagogia, feminismos, resistência, arte

Data da defesa: 02/09/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 15/09/2020

Data da publicação: 15/09/2020

Referência: Silva, L. A. d. TRANSFORMAR LÁGRIMAS EM SORRISOS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS FEMINISTAS. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A escrita deste trabalho tem o interesse de encontrar maneiras de ampliar as possibilidades de afirmação de mulheres em um ambiente escolar, mais especificamente na Educação Infantil. Seu objetivo é abordar as práticas pedagógicas feministas como possibilidades transformadoras para a educação infantil, por meio das problematizações das práticas realizadas no projeto Tenda Azul Frida Kahlo, realizado em uma escola pública da cidade de Lavras, na segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de quatro a seis anos. Contando com relatos de experiências sobre práticas educativas decoloniais com perspectivas feministas mediante um referencial teórico que abarca, principalmente, pesquisas escritas por mulheres não ocidentais. A prática pedagógica apresentou a artista Frida Kahlo e, por meio de suas obras, buscou-se abrir espaços para que as crianças expressassem suas emoções e percepções corporais brincando, conhecessem uma referência de mulher latino-americana que escapa dos ideais de princesa e do padrão eurocêntrico de feminilidade. As práticas exploraram as artes, as brincadeiras e a expressão corporal, insistindo na pedagogia como o engajamento para o entusiasmo e para criação de espaços para os saberes das crianças.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201521447

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45275

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Aparecida da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo