SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O AUTISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL MÚLTIPLOS OLHARES

Título alternativo: AUTISM AND SCHOOL INCLUSION IN BRAZIL MULTIPLE VIEWS

Autoria de: Amanda Coelho Lima

Orientação de: Ellen Maira de Alcantara Laudares

Presidente da banca: Ellen de Alcãntara Laudares

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Educação Especial, Atualização Curricular, Educação Inclusiva, Autismo, Transtorno

Data da defesa: 13/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 07/09/2020

Data da publicação: 07/09/2020

Referência: Lima, A. C. O AUTISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL MÚLTIPLOS OLHARES. 2020. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, entendendo a educação como um direito fundamental para o desenvolvimento e o relacionamento humano, assim, se estabelece questões para nortear a pesquisa O que as produções acadêmicas discutem em relação ao currículo e a inclusão do aluno com TEA no contexto escolar? Quais os temas abordados pelas pesquisas acadêmicas em relação ao TEA? Considerando esses questionamentos, analisarei o que as produções acadêmicas discutem sobre a questão do aluno autista no contexto escolar e de que forma o currículo é abordado nesses estudos.. A fim de alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base os autores Ricci 2002 e Silva 2007. A partir das leituras, foi possível perceber que o currículo é um instrumento pedagógico utilizado com a intenção de alcançar resultados de aprendizagem, experiências e princípios orientadores da prática. Dessa forma, na educação formal de um autista é preciso considerar as especificidades de sua realidade, sendo preciso então, adaptar o currículo as necessidades do aprendente autista de forma que o ajude no desenvolvimento cognitivo. Nesse universo, são fundamentais professores engajados, um currículo adaptado à realidade do aluno autista e a família como suporte e conexão, pois assim será possível alcançar a educação do estudante autista. Além disso, ressalta-se a importância da universidade, já que esta possibilita um aporte teórico tanto no sentido de preparar os futuros professores como também por meio da pesquisa, ensino e extensão.

Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) refers to a series of conditions characterized by some degree of impairment in social behavior, communication and language, and by a narrow range of interests and activities that are unique to the individual and carried out in a way repetitive. Individuals with Autism Spectrum Disorder often have other concomitant conditions, including epilepsy, depression, anxiety and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). In this sense, understanding education as a fundamental right for human development and relationship, thus, it is a subject to guide the research What do academic productions discuss in relation to the curriculum and the inclusion of students with TEA in the school context? What are the individual themes for academic research in relation to TEA? These questions, I will analyze what the academic productions discuss about the issue of the autistic student in the school context and how the curriculum is approached in these studies. In order to achieve the proposed objective, a methodology used for a bibliographic research, based on the authors Ricci 2002 and Silva 2007. From the readings, it was possible to realize that the curriculum is a pedagogical instrument used with the intention of achieving learning results, experiences and guiding principles of practice. Thus, in the formal education of an autistic person, it is necessary to consider the specificities of his her reality, and it is then necessary to adapt the curriculum as a need for the autistic learner in a way that helps him her in cognitive development. In this universe, engaged teachers are essential, a curriculum adapted to the reality of the autistic student and the family as support and connection, as this way it will be possible to achieve the education of the autistic student. In addition, the importance of the university is emphasized, since it enables a theoretical contribution both in the sense of preparing future teachers and also through research, teaching and extension.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610040

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45126

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Amanda Coelho Lima e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo