SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA PERCURSOS E DESAFIOS DE UMA INICIATIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES

Autoria de: Isabel Cristina Dornelas da Costa

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Amanda Valiengo

Palavras-chaves: Brinquedoteca Universitária, Formação docente, Curso de Pedagogia, Brincar, Educação.

Data da defesa: 02/09/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 11/09/2020

Data da publicação: 11/09/2022

Referência: Costa, I. C. D. d. BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA PERCURSOS E DESAFIOS DE UMA INICIATIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES. 2020. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A pesquisa em tela tem por finalidade investigar uma iniciativa de formação docente comprometida com os brincares a partir da constituição da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da UFLA e ações desenvolvidas por ela. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma análise documental dos registros e memórias da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia e registros reflexivos das brincantes, notas de encontros e reuniões. Realizou-se ainda uma pesquisa bibliográfica identificando os pressupostos que permeiam a criação das brinquedotecas universitárias. Na sequência, os estudos caminharam para a compreensão dos processos formativos brincantes, em uma perspetiva histórico-cultural, perpassando as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão a partir das ações promovidas pelana Brinquedoteca e sua equipe de brincantes. Os resultados evidenciaram a importância da brinquedoteca universitária nos cursos de pedagogia como espaço formador e promotor de aprendizagem da docência. Revelou os ganhos de um trabalho colaborativo e que prima pela articulação teoria e prática na formação profissional. Ficou evidente o crescimento pessoal e profissional das estudantes a medida que se envolviam com os pressupostos, estudos e ações promovidas pela brinquedoteca. Ao assumirem o protagonismo das ações e do acolhimento às crianças no âmbito da brinquedoteca, aos poucos iam desenvolvendo uma atitude profissional, responsável e sensível, comprometida com práticas pedagógicas que primam pela garantia e promoção da infância. O papel desempenhado pela coordenadora da brinquedoteca, revelou-se essencial para a inserção, envolvimento e aprendizagens do grupo, evidenciando o lugar de formadora experiente, capaz de impulsionar e promover situações e aprendizagens acerca da profissão de forma colaborativa, permeada de reflexões ao longo de todo o processo, favorecendo a elaboração de conhecimentos profissionais e uma postura e prática pedagógica comprometida com os brincares.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610069

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45088

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabel Cristina Dornelas da Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo