SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: LETRAMENTO DIGITAL E PRODUÇÃO DE NARRATIVAS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO INVENTECA

Título alternativo: DIGITAL LITERACY AND NARRATIVES PRODUCTION CONTRIBUTIONS FROM THE INVENTECA APP

Autoria de: Ana Elysa Bastos de Castro

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Ellen Maira de Alcântara Laudares

Segundo membro da banca: Natany Avelar Silva

Terceiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Palavras-chaves: Alfabetização, Aplicativo Inventeca, Letramento digital, Narrativas multimodais, Produção oral e escrita.

Data da defesa: 08/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 25/06/2020

Data da publicação: 25/06/2020

Referência: Castro, A. E. B. d. LETRAMENTO DIGITAL E PRODUÇÃO DE NARRATIVAS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO INVENTECA. 2020. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação tem modificado as atividades de relações sociais da vida moderna, o que tem atingindo também o espaço escolar e o processo de ensino aprendizagem. As atividades sociais de leitura e escrita passam por modificações, a ludicidade e a interatividade se mostram como possibilidades para esse processo de aprendizagem da criança, pois auxilia na capacidade de reflexão, de autonomia e de criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre as diversas narrativas digitais e o leitor. Neste sentido, partimos do pressuposto de que podemos estimular a leitura e a escrita articulando com o uso de recursos tecnológicos distintos ao propor novas formas de criar e recriar histórias. Frente a isso, este trabalho tem o duplo objetivo de apresentar o processo de criação do Aplicativo de Contação de Histórias Inventeca (2018), com o intuito de descrever quais as contribuições do aplicativo para a produção oral e escrita de crianças em processo de alfabetização.

Abstract: Digital information and comunication technologies have modified the social relationship activites of the modern life, what had also reached school enviroment and the teatching and learning process. Read and write activities, and its learning process as well, modify itselves due to the use of ludicity and interactivity, for they assist in the reflection ability, autononomy and creativity, establishing a connection between the various digital narratives and the reader. Therefore, it??s assumed that is possible to stimulate the Reading and writing togheter with distinct technological resources by proposing new ways to create and recreate stories. Looking forward to that, this paper has as goals to presente the development process of the Storytelling App Inventeca (2008) and to describe what are its contributions to oral and written productions on literacy process children. For that, a action-reasearch that consisted on the production of oral narratives using the app with 2nd grade students of elementar school was

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610511

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45099

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Elysa Bastos de Castro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo