SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DE UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autoria de: Pollyanna Maria Resende

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves

Segundo membro da banca: Regilson Borges Maciel

Palavras-chaves: Raciocínio Pedagógico, Formação Inicial, Brinquedoteca Universitária, Curso de Pedagogia, Práticas Pedagógicas.

Data da defesa: 02/09/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 11/09/2020

Data da publicação: 11/09/2022

Referência: Resende, P. M. O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar as contribuições das ações desenvolvidas no contexto da Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras para o desenvolvimento do raciocínio pedagógico por futuras professoras. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com análise de registros reflexivos de 10 brincantes participantes da brinquedoteca. Para análise e discussão dos dados nos apoiamos nas ideias de Shulman (1986) com relação ao conceito e desenvolvimento do raciocínio pedagógico. Os resultados apontaram que o envolvimento das graduandas com as ações da Brinquedoteca contribuiu sobremaneira para a sua formação como professoras, permitindo relacionar a teoria estudada no curso com a prática pedagógica desenvolvida no espaço da brinquedoteca potencializar processos de elaboração do conhecimento a partir da prática pedagógica e os desafios postos por ela desde o seu planejamento até o seu desenvolvimento desenvolver um raciocínio pedagógico favorecendo a aquisição de uma postura profissional contextualizada e significativa. Permitiu ainda a ressignificação de conhecimentos profissionais pelas futuras professoras, favorecendo a constituição da identidade profissional e da profissionalidade docente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610513

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45101

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pollyanna Maria Resende e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo