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Título: INTERLOCUÇÕES ENTRE O BRINCAR, A FORMAÇÃO DOCENTE E A ESCOLA UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autoria de: Mariana Melo Costa

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Amanda Valiengo

Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Palavras-chaves: Infância, Brincar, Formação Docente, Cultura Infantil, Escola.

Data da defesa: 25/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 11/09/2020

Data da publicação: 11/09/2022

Referência: Costa, M. M. INTERLOCUÇÕES ENTRE O BRINCAR, A FORMAÇÃO DOCENTE E A ESCOLA UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2020. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O brincar caracteriza-se por ser um elemento primordial ao desenvolvimento infantil, a valorização da cultura infantil e a promoção da infância. Os estudos de Kishimoto (1993 1998 2010) Vygostsky (1984, 1994, 1998) Leontiev (2001,2006) Oliveira e Padilha (2015) Pimentel (2007) Rolim, Guerra, Tassigny (2008) chamam a atenção para o reconhecimento das especificidades do desenvolvimento infantil, bem como para a produção de conhecimento e de cultura pelas crianças que emergem pelo e no brincar. É nesse contexto que se insere esta pesquisa, cujo objetivo é identificarapontar em teses e dissertações as possibilidades de tempos e espaços, do e para o brincar e sua interlocução com uma formação docente comprometida com o desenvolvimento infantil e promoção da infância. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, com a busca no banco de teses e dissertações da Capes no período de sete anos referente ao tema em tela. Foram analisadas 12 pesquisas que mais se aproximavam do tema, as quais permitiram a organização das informações em quatro categorias Da percepção da criança com um sujeito de direito e a busca pelo protagonismo infantil da percepção sobre o brincar Dos espaços brincantes e Da interlocução com a escola e com a formação docente. As pesquisas bibliográficas apontam que há iniciativas que primam pelo brincar no contexto da escola como elemento essencial para o desenvolvimento infantil, no entanto, revelam que muitos são os desafios a serem superados, especialmente no que tange ao reconhecimento do brincar como momento e espaço que merece ser reconhecido com valor.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610514

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45062

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mariana Melo Costa e Universidade Federal de Lavras

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