SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Educação e Estilos de Aprendizagem

Autoria de: Carolinne Machado Barra

Orientação de: Claudio Lucio Mendes

Presidente da banca: Cláudio Lúcio Mendes

Primeiro membro da banca: Márcio Magalhães da Silva

Segundo membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Terceiro membro da banca: Isabel Cristina Dornelas da Costa

Palavras-chaves: Estilos de Aprendizagem, Neurociências, Educação, Revisão Bibliográfica, Ensino-aprendizagem

Data da defesa: 24/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 14/09/2020

Data da publicação: 14/09/2022

Referência: Barra, C. M. Educação e Estilos de Aprendizagem. 2020. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Neste artigo discutimos os estilos de aprendizagem e seus empregos nos processos educacionais e no contexto das tecnologias digitais e seus artefatos. Problematizar um tema como esse se justifica por dois aspectos 1) a relação dos sujeitos e os artefatos tecnológicos vem se dando em salas de aula, em bibliotecas, em ambientes digitais etc., envolvidos com processos de ensino e aprendizagem 2) as teorias de estilos de aprendizagem vêm pensando articulações entre as aprendizagens escolares com as aprendizagens promovidas pelas tecnologias digitais e seus mecanismos, apontando novas perspectivas para se abordar o trabalho docente e o desenvolvimento discente. Propomos como objetivo geral analisar os possíveis impactos dos estilos de aprendizagem sobre os processos de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Metodologicamente, trabalhamos com a pesquisa bibliográfica sobre o tema para analisarmos como as diferentes teorias sobre estilos de aprendizagem são apresentadas. Concluímos apresentando a noção de canais de aprendizagem como uma possibilidade de avanço teórico e de produção de modelos para identificarmos modos mais eficientes de se ensinar e aprender.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610516

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45267

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Carolinne Machado Barra e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo