SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: DA ESCRITA DE PALAVRAS À ESCRITA DE TEXTOS UM ESTUDO SOBRE MEDIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA

Título alternativo: FROM WORD WRITING TO TEXT WRITING A STUDY ON MEDIATION IN WRITING PRODUCTION

Autoria de: Paula Renata Lima Alvarenga

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Rita Cássia Oliveira

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Terceiro membro da banca: Erika Giulianna Rodrigues Pires Pinto

Palavras-chaves: Desasagem na alfabetização, Produção Escrita, Letramento, Mediação Pedagógica, Alfabetização.

Data da defesa: 16/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 25/08/2020

Data da publicação: 25/08/2020

Referência: Alvarenga, P. R. L. DA ESCRITA DE PALAVRAS À ESCRITA DE TEXTOS UM ESTUDO SOBRE MEDIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA. 2020. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A pesquisa está voltada para as discussões sobre o letramento e a mediação do professor no processo de produção escrita com crianças em fase de alfabetização. Para isso procuramos entender de que forma as situações de letramento, próprias de uma cultura letrada, estão presentes no cotidiano escolar. Diante disso, tem-se como objetivo descrever atividades de produção escrita de crianças com defasagem na alfabetização, com a finalidade de refletir sobre o quanto a mediação favorece o processo de apreensão da escrita. O professor mediador tem um papel significativo no processo de aprendizagem das crianças, levando isso em consideração têm-se como pressupostos teóricos a Psicologia Histórico-cultural de Vygotsky, sobre o conceito de mediação e a concepção de letramento e alfabetização de Magda Soares e os estudos de Artur Gomes de Morais. Desta forma, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, com acompanhamento e aplicação de atividades de produção escrita com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem muito a contribuir para os professores da Educação Básica, principalmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que as crianças estão iniciando a fase de alfabetização, já que se faz necessário entender a importância da mediação para que o aprendizado aconteça de forma prazerosa e significativa.

Abstract: The research is focused on the discussions about literacy and the mediation of the teacher in the process of writing production with children in literacy stage. To do this we try to understand how literacy situations, typical of a literate culture, are present in school daily life. In view of this, we aim to describe written production activities of children with a literacy lag, in order to reflect on how much mediation favors the process of apprehending writing. The mediating teacher has a significant role in the childrens learning process, taking this into consideration Vygotskys Historical-cultural Psychology, on the concept of mediation and the concept of literacy and literacy by Magda Soares and the studies of Arthur Gomes de Morais. In this way, a field research was developed, with a qualitative approach, based on a case study, with monitoring and application of written production activities with children from the 4th year of Elementary School. This research has a lot to contribute to Basic Education teachers, especially in the early years of Elementary School, when children are starting the literacy phase, since it is necessary to understand the importance of mediation for learning to happen in a pleasant and meaningful.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610519

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45084

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paula Renata Lima Alvarenga e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo